Juiz condena Marçal a indenizar Tábata por calúnia nas eleições 2024

Juiz condena Pablo Marçal a indenizar Tábata Amaral pelo crime de difamação eleitoral

Há 2 horas
Atualizado segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Da Redação

O empresário e ex-candidato à prefeitura de São Paulo nas eleições do ano passado, Pablo Marçal (PRTB) foi condenado pela Justiça Eleitoral por difamação eleitoral (Art. 325 do Código Eleitoral) contra a deputada federal Tábata Amaral (PSB), também ex-candidata. Ele acusou a deputada, durante a campanha, de ter sido indiretamente responsável pela morte do próprio pai.

Tudo começou em um podcast realizado em julho de 2024. Na ocasião Marçal afirmou textualmente que Tabata teria abandonado o pai ao se mudar para os Estados Unidos para cursar a faculdade Harvard. 

Fato falso

Segundo o Ministério Público, Marçal atribuiu a Tabata um fato falso — o suposto abandono do pai em seu leito de morte — com a intenção de prejudicar sua imagem perante o eleitorado paulistano. A declaração foi feita em entrevista ao Podcast IstoÉ em 4 de julho de 2024.

“Eu também tive um pai que foi alcoólatra, mas a família ajudou ele, e ele deixou o alcoolismo. O pai dela, ela foi para Harvard, e o pai acabou morrendo. Igual imagino o que ela pode fazer com o povo de São Paulo”, afirmou o empresário.

Tabata chamou o ataque de “nojento” e “perverso”, e afirmou que estava no Brasil quando perdeu o pai, aos 17 anos. De acordo com a denúncia, o comentário teve “ampla repercussão”, e o vídeo já soma mais de 850 mil visualizações nas plataformas digitais, além de ter sido replicado pela imprensa e nas redes sociais.

Desinformação pública

Ao julgar o caso, o juiz eleitoral destacou que, mesmo no período de pré-campanha, o empresário levou ao público uma “desinformação relacionada à intimidade” da então pré-candidata. 

E determinou a ele o pagamento de uma prestação pecuniária de 200 salários mínimos a Tabata, além da condenação a sete dias-multa — sendo que cada dia equivale ao valor de 5 salários mínimos. O valor deve chegar a mais de R$ 300 mil reais.

— Com agências de notícias

Autor

Leia mais

Augusto Aras passa a ser o primeiro ex-PGR a se filiar à Conamp

Augusto Aras passa a ser o primeiro ex-PGR a se filiar à Conamp

Há 16 minutos
Deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal

Motta pauta PL antifacção apesar de impasses e críticas ao texto

Há 17 minutos
Alexandre de Moraes, Ministro do STF

Moraes nega pedido de Daniel Silveira para flexibilizar recolhimento domiciliar nos fins de semana

Há 21 minutos
Foto do ex-ministro celso de mello, do STF, sobrte imagem de prisioneiros do campo de concentração de Aushwitz, na Polônia

Quem salva uma vida, salva toda a humanidade: o perigo da indiferença — por Celso de Mello

Há 27 minutos

Dino autoriza IBAMA a retomar embargos preventivos em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia e Pantanal

Há 58 minutos

Empresa que fornece protetor auricular a funcionários não está obrigada a pagar adicional de insalubridade

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB