Justiça pode negar pedido para substituição de penhora por seguro-garantia, diz STJ. Relatora foi a ministra Nancy Adrighi

Justiça pode negar pedido de substituição do seguro-garantia por penhora

Há 4 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

Apesar de o seguro-garantia judicial ser equiparado a dinheiro para efeito de substituição da penhora, a Justiça pode negar o pedido do devedor para que ocorra essa substituição, caso o exequente apresente motivos razoáveis bem fundamentados para recusar. 

O entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é de que, havendo recusa bem fundamentada por parte do credor, o juízo pode negar o pedido feito pelo devedor de substituição da penhora pelo seguro — que é equiparado a dinheiro conforme estabelece o Código de Processo Civil (CPC). A posição foi adotada pelos ministros que integram a 3ª Turma da Corte, durante julgamento do Recurso Especial (REsp) Nº 2.141.424.

Título extrajudicial

O litígio foi baseado, na origem, em uma ação de execução de título extrajudicial, na qual o executado requereu a substituição da penhora dos direitos possessórios sobre imóvel por seguro-garantia judicial. Entretanto, o credor alegou insuficiência do seguro e a existência de condições inadmissíveis na apólice.

Durante julgamento do caso pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a Corte estadual manteve a decisão de primeiro instância que indeferiu a substituição devido à rejeição do credor. Os desembargadores do TJSP afirmaram que a aceitação do seguro, naquele momento processual, atrasaria ainda mais a satisfação do crédito.

Substituição não é absoluta

O devedor, então, interpôs recurso junto ao STJ, com o argumento de que como não haveria prejuízo ao exequente, a garantia não poderia ter sido recusada.

Para a relatora do recurso na Corte superior, ministra Nancy Andrighi, a jurisprudência do STJ considera que a ordem de preferência de penhora apresentada no artigo 835 do CPC não é absoluta, pois pode ser desconsiderada a depender do caso em julgamento (conforme dispõe a Súmula 417, do Tribunal).

Impugnação fundamentada

A ministra explicou que, para efeito de substituição da penhora, o seguro-garantia judicial é equiparado a dinheiro, assim como acontece com a fiança bancária, desde que o valor não seja inferior ao do débito constante da petição inicial acrescido de 30%.

Por outro lado, ela salientou que, embora o seguro-garantia tenha caráter prioritário por equiparação, a substituição da penhora pode ser recusada pelo juízo quando há “impugnação fundamentada do exequente”.

No caso em questão, a magistrada reconheceu que “as particularidades apontadas pelo exequente justificaram a decisão judicial que negou a substituição da penhora”. Acrescentou que esses fatores foram considerados determinantes para a manutenção da medida pelo TJSP.

Condições inadmissíveis

A avaliação feita por ela foi de que o exequente demonstrou que as condições da apólice eram “inadmissíveis”, uma vez que seria preciso “aguardar o trânsito em julgado de embargos opostos pelo devedor contra uma decisão que havia reconhecido simulação na cessão do imóvel cujos direitos foram penhorados”.

A ministra também avaliou que houve, no caso, insuficiência do seguro-garantia. Isto porque a apólice não corrigia o valor garantido de forma equivalente ao crédito exequendo e também não incluía os juros legais de mora. 

“Verifica-se que a rejeição da substituição não ocorreu por mera discricionariedade do exequente ou por motivos desarrazoados, como pretende fazer crer o recorrente”, destacou Nancy Andrighi. Por unanimidade, os ministros da Turma votaram conforme o voto da relatora.

-Com informações do STJ

Autor

Leia mais

Aeroporto JFK, em Nova York

EUA cancelam voos por falta de pessoal devido ao ‘shutdown’ do governo

Há 6 horas
Zohran Mamdani, prefeito eleito de Nova York

Mamdani adota tom firme após vitória e promete taxar os mais ricos

Há 6 horas
Senado aprova PL que define novos critérios para decretação de prisão preventiva

Senado aprova isenção do IR para salários de até R$ 5 mil

Há 6 horas

Blogueiro Allan dos Santos é condenado pelo TJSP a indenizar cineasta por danos morais, por vídeo com xingamentos

Há 18 horas

STF adia julgamento sobre lei orçamentária da Paraíba que trata de emendas parlamentares

Há 18 horas
Lula segura nome para STF, mas indica dois generais para vagas no STM

Lula segura nome para STF, mas indica dois generais a vagas de ministros do STM

Há 19 horas
Maximum file size: 500 MB