STJ valida documento judicial digital sem identificação do juiz

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que documentos judiciais emitidos digitalmente sem o nome do juiz que proferiu a medida não podem ser anulados ou ter anulação pleiteada. Isto porque, atualmente, com a assinatura eletrônica, que é um pressuposto para a decisão digital, não é preciso o nome do juiz no corpo do documento.

Esse foi o entendimento defendido pelos integrantes da Turma durante julgamento do Recurso em Habeas Corpus (RHC) Nº 177.305. No processo, a defesa de um réu argumentou que decisão sobre ele era apócrifa (sem assinatura) por ter sido inserida no sistema sem a identificação do juiz prolator. E, por esse motivo, alegou que seria “impossível saber qual autoridade judicial deferiu as medidas”.

O relator do recurso no STJ, ministro Sebastião Reis Júnior, explicou no seu voto que, quando a decisão é assinada de forma digital, a assinatura é feita pelo juiz da causa, embora seu nome não conste no documento.

O magistrado ressaltou que uma prova disso é que,  no processo em análise, na sequência da decisão foi lavrado o alvará de quebra de sigilo telefônico, assinado de forma física pelo mesmo magistrado.

“O fato de a ação cautelar de interceptação telefônica ter tramitado de forma eletrônica faz com que a assinatura digital do juiz seja um pressuposto para seu regular impulsionamento”, frisou o ministro.

Reis Júnior acrescentou ainda que, conforme a Lei Nº 11.419/2006 — que dispõe sobre a informatização do processo judicial — “a assinatura digital é suficiente para validar decisões judiciais em processos eletrônicos”. Sendo assim, a decisão do colegiado da 4ª Turma foi unânime no sentido de negar provimento ao RHC.

 

Autor

Leia mais

O deputado Guilherme Derrite, relator do pacote da segurança pública

Quinta versão do PL Antifacção repete erros anteriores e gera impasse entre governo e relator

Há 9 horas

WePink pagará R$ 5 milhões em indenização por práticas abusivas contra consumidores

Há 10 horas

STF condena nove militares e agente da PF por tentativa de golpe de Estado

Há 10 horas
Justiça Federal bloqueia bens de donos e gestores dos bancos Master e BRB

JF determina bloqueio de bens de donos e gestores dos bancos Master e BRB, alvos de operação da PF

Há 11 horas
GDF promete ajudar nas investigações e diz que BRB mantém capacidade de operação

GDF promete colaborar com investigações da PF no caso da operação Compliance Zero

Há 12 horas
Ilustração por IA mostra uma garçonete ruiva observada por um padrão sisudo

Rede de restaurantes demite garçonete por pintar cabelo de ruivo e é condenada por discriminação

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB