Moraes determina monitoramento diário de tornozeleiras de Roberto Jefferson e Chiquinho Brazão

Há 3 semanas
Atualizado quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Por Carolina Villela

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro passe a informar diariamente à Corte sobre a situação das tornozeleiras eletrônicas do ex-deputado Roberto Jefferson e do deputado cassado Chiquinho Brazão. As decisões, tomadas em ações penais distintas, estabelecem que os relatórios devem ser circunstanciados e apontar eventuais violações, falhas ou descumprimentos das condições impostas aos investigados.

Chiquinho Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, teve a prisão preventiva substituída pela domiciliar em abril deste ano. Já Roberto Jefferson, condenado por crimes relacionados aos ataques antidemocráticos e por atentar contra agentes da Polícia Federal, obteve prisão domiciliar humanitária em maio, também com uso obrigatório de tornozeleira.

Caso Chiquinho Brazão: da prisão à cassação do mandato

A determinação envolvendo Chiquinho Brazão foi proferida na Ação Penal (AP) 2434. O político foi preso em março de 2024 sob acusação de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, crime ocorrido em março de 2018.

A situação de Brazão se agravou em setembro, quando perdeu definitivamente seu mandato na Câmara dos Deputados. O ministro Flávio Dino negou, no dia 18 daquele mês, o pedido do político para reverter a decisão da Mesa Diretora que declarou a perda do cargo. A cassação ocorreu porque Chiquinho acumulou 72 faltas não justificadas nas sessões plenárias, descumprindo as obrigações parlamentares enquanto estava em prisão domiciliar.

Na decisão, Dino foi enfático ao destacar que a função de representação popular exige presença física e regular no exercício do cargo. O ministro rechaçou argumentos da defesa que tentavam justificar as ausências, afirmando que o trabalho remoto não pode ser adotado de forma integral por deputados federais, sendo permitido apenas em situações excepcionais e episódicas. Para o relator, o mandato parlamentar é uma função de alta responsabilidade estatal, incompatível com a ausência prolongada do plenário.

Roberto Jefferson: condenações e novo monitoramento

No caso de Roberto Jefferson, a determinação de Moraes foi proferida na Ação Penal (AP) 2493. O ex-presidente do PTB foi condenado pelo STF por incitar a prática de crimes, atentar contra o exercício dos Poderes, além dos crimes de calúnia e homofobia. As condenações estão relacionadas às suas condutas durante e após o período eleitoral de 2022, quando proferiu ataques às instituições democráticas e autoridades públicas.

Jefferson obteve prisão domiciliar humanitária em maio deste ano, após cumprir período em regime fechado. A medida veio acompanhada de condições, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de usar redes sociais, de conceder entrevistas e de manter contato com outros investigados. O benefício foi concedido considerando questões de saúde do ex-deputado.

A concessão da prisão domiciliar não encerrou os problemas judiciais de Roberto Jefferson. Em abril deste ano, ministra Cármen Lúcia negou pedido da defesa para anular decisão que o submeteu a júri popular. O julgamento se refere à tentativa de homicídio ocorrida em outubro de 2022, quando o ex-parlamentar atacou policiais federais que foram cumprir mandado de prisão em sua residência em Comendador Levy Gasparian, no interior do Rio de Janeiro.

Também foi determinado o envio de informações diárias sobre a situação das tornozeleiras eletrônicas do tenente-coronel Mauro Cid e do ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.

Autor

Leia mais

AGU e STJ renovam acordo que encerrou 3,8 milhões de processos em cinco anos

Há 14 horas

STF derruba critério de promoção de juízes baseado em índice de conciliação

Há 14 horas

Um documentário para tentar desvendar Martin Scorsese

Há 17 horas
USS Gerald Ford, que o governo dos EUA deslocou para águas do Caribe

Guerra à vista: EUA enviam porta-aviões ao Caribe e anunciam ofensiva contra cartéis na América Latina

Há 18 horas

Moraes autoriza Mauro Cid a participar de aniversário de avó e mantém medidas cautelares

Há 18 horas
Lei sancionada no DF que homenageia ‘vítimas do comunismo’ é objeto de polêmica

Lei sancionada no DF que homenageia ‘vítimas do comunismo’ é objeto de polêmica e repercute nacionalmente

Há 19 horas
Maximum file size: 500 MB