Foto aérea da Amazônia

MPF lança roteiro sobre mercado de créditos de carbono

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

O Ministério Público Federal (MPF) lançou o “Roteiro de Atuação para Membros do MPF sobre Mercado de Créditos de Carbono”, como forma de orientar e subsidiar a atuação de procuradores na defesa dos direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais. O objetivo é proteger esses grupos diante das crescentes negociações envolvendo créditos de carbono em territórios tradicionais.

O lançamento do roteiro ocorreu durante o Encontro Nacional da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, sediado em Belém. O evento faz parte das ações preparatórias para a participação do MPF na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Manual para atuação preventiva

A publicação apresenta conceitos, normativas nacionais e internacionais, orientações e procedimentos internos, além de exemplos de casos concretos. O guia estabelece um passo a passo para atuação do MPF na defesa de povos e comunidades tradicionais ameaçados pelo assédio empresarial e violações de direitos ligadas ao mercado de carbono.

O roteiro reforça a importância de atuações preventivas e ágeis para garantir a segurança desses povos e seus territórios. A intervenção do MPF nos processos sobre mercado de crédito de carbono deve ocorrer com a máxima antecedência possível.

Programas jurisdicionais de REDD+

Além dos projetos privados comercializados no mercado voluntário, o manual orienta a atuação do MPF em relação aos Programas Jurisdicionais de REDD+. Atualmente, Acre e Mato Grosso possuem programas finalizados, enquanto Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Tocantins estão construindo seus sistemas.

Autor

Leia mais

AGU e STJ renovam acordo que encerrou 3,8 milhões de processos em cinco anos

Há 6 horas

STF derruba critério de promoção de juízes baseado em índice de conciliação

Há 6 horas

Um documentário para tentar desvendar Martin Scorsese

Há 9 horas
USS Gerald Ford, que o governo dos EUA deslocou para águas do Caribe

Guerra à vista: EUA enviam porta-aviões ao Caribe e anunciam ofensiva contra cartéis na América Latina

Há 10 horas

Moraes autoriza Mauro Cid a participar de aniversário de avó e mantém medidas cautelares

Há 10 horas
Lei sancionada no DF que homenageia ‘vítimas do comunismo’ é objeto de polêmica

Lei sancionada no DF que homenageia ‘vítimas do comunismo’ é objeto de polêmica e repercute nacionalmente

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB