STJ proíbe acúmulo de pensões para herdeira de ex-combatente

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

​O Superior Tribunal de Justiça decidiu que filhas e viúvas de ex-combatentes da Segunda Guerra, em caso de morte do pai ou marido, não poderão acumular a pensão que passam a ter direito com qualquer outro benefícios, como, por exemplo, a pensão do INSS.

Os ex-combatentes também não podem acumular a pensão especial com outro benefício e o tribunal entendeu que a regra vale também para os familiares.

 

A 1ª Turma do STJ negou recurso ajuizado por uma pensionista, filha de ex-combatente, pedindo para reformular decisão de segundo grau e permitir o acúmulo da pensão que passou a receber após o falecimento do pai, em 1978, com a pensão decorrente da morte do marido, em 2014. Ela argumentou que a vedação à acumulação de pensões recairia somente sobre o próprio ex-combatente, e não sobre os seus dependentes.

 

Conforme a posição do relator do caso, ministro Paulo Sérgio Domingues, a Lei 4.242/63 (que dispõe sobre vencimentos dos servidores do poder Executivo, civis e militares) combinada com a Lei 3.765/60 (referente às pensões militares), passou a conceder uma pensão especial aos ex-combatentes da Segunda Guerra que participaram ativamente das operações de guerra e estavam incapacitados, sem poder prover os próprios meios de subsistência. Até então, eles não recebiam qualquer importância dos cofres públicos.

 

Mas, de acordo com o ministro, o direito a essa pensão sempre esteve condicionado ao preenchimento dos seguintes requisitos: comprovação de que as beneficiárias que têm direito à pensão dos pais neste caso, mesmo casadas, maiores de idade e não inválidas, não podem prover os próprios meios de subsistência, e de que não recebem quaisquer importâncias dos cofres públicos. 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB