A foto mostra a fachada da sede da OAB em Brasília.

OAB manifesta “enorme preocupação” com sanções dos EUA e defende soberania brasileira

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da redação

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nota oficial manifestando “enorme preocupação” com a escalada de tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. A entidade repudiou “com veemência” as sanções econômicas impostas pelo governo americano contra a economia brasileira e cidadãos do país, classificando as medidas como interferência externa inaceitável.

Em posicionamento assinado pela Diretoria Nacional e pelo Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais, a OAB renovou seu compromisso com a defesa da soberania nacional e do Estado Democrático de Direito. A manifestação surge em um contexto de crescentes atritos entre os dois países, com sanções que atingem autoridades do Judiciário, Ministério Público, empresários e trabalhadores brasileiros.

Autonomia nacional em questão

A Ordem enfatizou que os poderes e autoridades legitimamente constituídos no Brasil possuem autonomia total para decidir sobre assuntos internos do país. O documento destaca que questões políticas e jurídicas brasileiras devem ser tratadas e decididas exclusivamente em território nacional, sem qualquer tipo de interferência externa.

A OAB também reforçou sua posição de defesa das prerrogativas da advocacia e do direito de defesa, prometendo atuar “contra qualquer abuso, ilegalidade ou inconstitucionalidade”. A entidade conclamou todos os poderes, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), a assegurar os princípios constitucionais relacionados ao devido processo legal.

Solidariedade aos atingidos pelas sanções

A OAB se posicionou em solidariedade a todos os cidadãos brasileiros afetados pelas sanções políticas e tributárias impostas pelo governo americano. Entre os alvos das medidas estariam oito ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, que tiveram os vistos americanos suspensos pelos EUA.

A entidade destacou que o Brasil é uma nação tradicionalmente voltada ao diálogo e à conciliação internacional. No entanto, enfatizou que o país jamais abrirá mão da defesa intransigente de sua soberania nacional diante de pressões externas.

Convocação à unidade nacional

O documento também ressalta a importância de priorizar soluções diplomáticas para resolver os atritos, defendendo que o diálogo seja conduzido de forma dissociada de ideologias políticas específicas.

Em sua conclusão, a OAB fez um chamado direto à sociedade brasileira para que se una em torno da defesa da soberania nacional. A entidade destacou a necessidade de valorização da economia brasileira e do respeito ao povo brasileiro como pilares fundamentais neste momento de tensão diplomática.

Autor

Leia mais

Corregedoria afasta juiz na BA para apurar denúncias de atos ilícitos

Corregedoria do CNJ afasta juiz da Bahia para investigar denúncias de atos ilícitos

Há 31 minutos
Acordo pode liberar R$ 81 milhões da lava jato para o Brasil

Acordo entre MPF e Mônaco pode resultar na devolução de R$ 81 milhões bloqueados pela extinta lava jato naquele principado

Há 51 minutos
Multidão reunida no Rio de Janeiro protesta contra dosimetria e atitudes do Congresso

Protestos contra PL da Dosimetria reúnem multidões em Copacabana e na Paulista

Há 5 horas
kast, presidente eleito do Chile

Kast adota tom conciliador após vitória no Chile e pede apoio da oposição contra crime organizado

Há 5 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Após decisão do STF, Carla Zambelli renuncia ao mandato e será substituída por Adilson Barroso

Há 5 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB