A imagem mostra uma mão com caneta e uma calculadora.

Partidos têm até 30/06 para prestar contas de 2024 ao TSE

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Os partidos políticos brasileiros têm prazo até 30 de junho para encaminhar à Justiça Eleitoral a prestação de contas relativa ao exercício financeiro de 2024. O envio é obrigatório e deve ser feito exclusivamente pelo Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA).

A legislação determina que o balanço contábil do diretório nacional seja enviado ao Tribunal Superior Eleitoral. Os diretórios estaduais devem encaminhar a documentação aos tribunais regionais eleitorais. Já os diretórios municipais ficam responsáveis pelo envio aos juízes eleitorais.

A Justiça Eleitoral deve determinar imediatamente a publicação dos balanços na imprensa oficial. Nos locais onde não há imprensa oficial, os documentos devem ser afixados no cartório eleitoral para consulta pública.

Fiscalização e documentação obrigatória

A prestação de contas partidária passa por rigorosa fiscalização da Justiça Eleitoral. O processo analisa se as informações apresentadas refletem a real movimentação financeira da legenda. Isso inclui receitas, despesas e aplicação de recursos públicos como o Fundo Partidário.

O processo tem caráter jurisdicional e deve incluir dados informados no SPCA. Também é necessário apresentar documentos comprobatórios exigidos pela Resolução TSE nº 23.604, de dezembro de 2019.

Exceções e consequências

Os diretórios municipais que não movimentaram recursos financeiros nem arrecadaram bens estimáveis em 2024 estão dispensados da prestação. No entanto, devem entregar declaração formal de ausência de movimentação financeira no período.

A desaprovação das contas não impede a participação do partido em eleições. Contudo, pode gerar sanções administrativas como devolução de recursos ao Tesouro Nacional e suspensão do Fundo Partidário.

Autor

Leia mais

Tumulto na Câmara: Glauber Braga é retirado à força do plenário e jornalistas denunciam agressão

Há 8 horas

Moraes substitui prisão de Rodrigo Bacellar por tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno

Há 9 horas

Defesas questionam delação de Mauro Cid e pedem absolvição de réus em caso de tentativa de golpe

Há 11 horas
Publicada lei que amplia crimes contra vulneráveis

Lei que endurece penas referentes a crimes sexuais contra vulneráveis entra em vigor

Há 12 horas

Plenário da Câmara vai decidir futuro de Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Ramagem 

Há 13 horas
Deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal

Motta pauta proposta que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB