Deputado Paulinho da Força, relator da anistia na Câmara

Paulinho da Força mantém proposta do PL da Dosimetria apesar de manifestações

Há 3 meses
Atualizado segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Deputado reafirma intenção de reduzir penas de golpistas e ignora protestos contrários realizados em todo o país

O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (Solidariedade-SP), afirmou neste domingo (21) que não irá alterar o texto do Projeto de Lei da Dosimetria, que propõe a redução das penas de condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, mesmo diante das manifestações populares contrárias ocorridas em diversas capitais brasileiras.

O projeto, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, originalmente ficou conhecido como PL da Anistia. No entanto, com o objetivo de se distanciar do termo e focar na questão da proporcionalidade das penas, passou a ser chamado de PL da Dosimetria.

Reunião com presidente da Câmara

No mesmo dia das manifestações, Paulinho se reuniu em São Paulo com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir o calendário de tramitação da proposta. A expectativa do relator é apresentar o parecer final entre terça à noite e quarta-feira pela manhã.

“Não vi as manifestações. Foram grandes? Essas manifestações viraram mais do mesmo. Vamos nos manter firmes no nosso propósito de apresentar um relatório até terça-feira à noite ou quarta pela manhã”, afirmou Paulinho, minimizando o impacto das mobilizações populares.

Diálogo com líderes partidários

Na segunda e terça-feira, o relator pretende realizar uma série de reuniões em Brasília com líderes partidários da base do governo e da oposição. O objetivo é debater os termos do projeto e buscar apoio para sua aprovação.

Segundo o deputado, a redução das penas é um caminho para promover a pacificação nacional. “Estamos convencidos de que reduzir as penas pode pacificar o País, na medida que atenderemos a maioria da população”, declarou.

Anistia ampla está descartada

Apesar de buscar a flexibilização das punições, Paulinho já afirmou que uma anistia ampla, geral e irrestrita está fora de cogitação. A proposta prevê redução de penas inclusive para o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a mais de 27 anos de prisão.

O projeto enfrenta forte resistência por parte de parlamentares da base governista, especialmente do PT, que são contrários a qualquer tipo de alívio nas condenações impostas pelo Poder Judiciário aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.

As manifestações populares deste domingo, realizadas em todas as capitais do país, foram organizadas com o objetivo de barrar tanto o PL da Dosimetria quanto a chamada PEC da Blindagem — proposta que busca impedir o andamento de processos criminais contra parlamentares sem a autorização do Congresso.

Setores governistas avaliam que a pressão popular pode reduzir o ímpeto de parlamentares favoráveis a essas iniciativas.

Quarta-feira será decisiva no Congresso

A próxima quarta-feira (25) é vista como um “Dia D” no Congresso Nacional. Além da apresentação do relatório de Paulinho sobre o PL da Dosimetria, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) deve entregar parecer contrário à PEC da Blindagem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), também já se manifestou contra a PEC, chamando-a de “escândalo”. Mesmo assim, a proposta poderá seguir para o plenário se obtiver apoio da maioria da comissão.

Autor

Leia mais

Alexandre de Moraes, Ministro do STF

Moraes rejeita pedido de Filipe Martins para incluir Fux em julgamento do golpe

Há 1 hora
Fachada do STF tendo à frente a Estátua da Justiça

STF julga a partir de terça-feira seis acusados de integrar Núcleo 2 do golpe de 2023

Há 1 hora
Ministro Flávio Dino, do STF

Flávio Dino determina transparência no uso de emendas parlamentares para saúde

Há 2 horas
Jair Bolsonaro preso

Maioria dos brasileiros considera justa a prisão de Jair Bolsonaro, aponta Datafolha

Há 11 horas
Senador Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro condiciona desistência da candidatura à Presidência a anistia de golpistas

Há 11 horas

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB