Foto do plenário do STF vazio

Veja os destaques da pauta do Plenário Virtual do STF para esta semana

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na sexta-feira 9 uma nova sessão virtual do Plenário, que se estenderá até 16 de maio, com pautas decisiva sobre concursos públicos, piso salarial de professores e compartilhamento de dados fiscais, além da ação penal contra a deputada Carla Zambelli pela invasão de sistemas do CNJ.

Impactos nos concursos públicos

Os ministros vão decidir se a extinção de cargo público ou limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal podem impedir a nomeação de aprovados em concursos dentro das vagas previstas.

A questão foi reconhecida como de repercussão geral e será analisada no Recurso Extraordinário 1316010, podendo afetar milhares de candidatos aprovados em seleções por todo país.

Piso nacional dos professores

Outro tema relevante em análise é a possibilidade de adoção do salário-base inicial dos professores da educação básica estadual equiparado ao piso nacional da categoria.

A discussão ocorre no RE 1326541 e definirá se o valor estabelecido pela Lei 11.738/2008 deve incidir de forma escalonada nas diversas faixas e classes do magistério.

O caso tem potencial para impactar diretamente as finanças de estados e municípios, além de afetar a remuneração de milhares de profissionais da educação básica.

Compartilhamento de dados fiscais

Os ministros também avaliarão a validade do compartilhamento de dados fiscais entre a Receita Federal e o Ministério Público Eleitoral para investigar irregularidades em doações eleitorais.

O julgamento do RE 1296829 discutirá se esse procedimento, estabelecido por convênio entre a Receita e o TSE, necessita de autorização prévia da Justiça.

Outros temas de impacto

A pauta inclui ainda a constitucionalidade do indulto natalino para condenados a penas de até cinco anos e a compensação de dívidas tributárias com precatórios.

Os ministros analisarão também uma regra da OAB sobre a participação de advogados no processo de indicação para tribunais e a anulação de decisões de Juizados Especiais.

Casos criminais em destaque

Na Primeira Turma, os ministros começarão a julgar a ação penal contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pela invasão de sistemas do CNJ.

No mesmo colegiado, será analisado recurso da defesa do general Walter Braga Netto, que questiona a decisão que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado.

A defesa contesta a exibição de vídeos durante a sessão de julgamento, alegando que são alheios aos fatos narrados na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

Autor

Leia mais

TSE encerra audiências sobre regras eleitorais de 2026

Há 21 horas

Dino dá 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas e fixa regras provisórias

Há 22 horas

Zanin suspende ação que questiona regras da Anvisa sobre publicidade de alimentos e medicamentos

Há 22 horas
Vista aérea de áraea do derramamento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015

STJ define quais as ações sobre derramamento da barragem do Fundão devem ser julgadas pelo TRF 6

Há 22 horas

Sonhos de Trem, a paisagem humana

Há 23 horas

Defesa de Filipe Martins pede revogação de prisão preventiva

Há 24 horas
Maximum file size: 500 MB