STJ garante direito de sustentação oral quando o relator rejeita recurso de forma preliminar

Há 3 meses
Atualizado quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Da Redação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que advogados podem fazer sustentação oral (falar ao vivo para defender seus argumentos) quando um ministro rejeita um recurso logo de início, sem analisar o mérito. A decisão foi tomada pela Corte Especial do tribunal ao julgar dois casos que tratavam de uma situação não prevista em lei.

A decisão amplia garantia de defesa e permite sustentação oral mesmo quando relator rejeita recurso de forma preliminar.

Entenda o caso

O Estatuto da Advocacia já garantia ao advogado o direito de se manifestar oralmente em alguns recursos específicos. A dúvida era: esse direito vale também quando o ministro relator simplesmente não aceita examinar o recurso (o chamado “indeferimento liminar”)?

Nos dois processos analisados, os ministros autorizaram a sustentação oral porque entenderam que, se o recurso fosse negado, os advogados não teriam mais chance de defender seus clientes naquele processo.

Preocupação com a agenda

Durante as discussões, alguns ministros questionaram se permitir essas manifestações não iria sobrecarregar a agenda de julgamentos do tribunal.

A solução encontrada foi prática: os recursos podem ser julgados em sessões virtuais (pela internet), e os advogados podem enviar suas sustentações orais gravadas em vídeo. Assim, não há impacto nas sessões presenciais.

O que muda na prática

Com essa decisão, advogados ganham mais uma oportunidade de defender seus clientes, mesmo quando um recurso é rejeitado de forma preliminar. A medida amplia o direito de defesa e garante que as partes tenham mais chances de apresentar seus argumentos antes de uma decisão definitiva.

Autor

Leia mais

Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 2 horas

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 2 horas

STF julga se teto de R$ 500 para anuidade se aplica à OAB

Há 3 horas

Contra Trump e em defesa da dignidade dos povos latinos – por Celso de Mello

Há 3 horas

STJ proíbe dupla condenação em honorários de quem desistir de embargos para aderir ao Refis

Há 3 horas

Justiça valida arbitragem trabalhista acordada após fim do contrato

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB