Preso pode receber visitas de quem cumpre pena em regime aberto

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça decidiu, no julgamento do Recurso Especial (Resp) 2.119.556, sob o rito dos Recursos Repetitivos, que todo detento pode receber visitas de quem está cumprindo pena em regime aberto ou em gozo de livramento condicional. Os ministros concluíram que eventuais restrições a esse direito só podem ocorrer de forma excepcional e com base em fundamentação adequada.

Sendo assim, o STJ fixou a seguinte tese: “O fato de o visitante cumprir pena privativa de liberdade em regime aberto ou em livramento condicional não impede, por si só, o direito à visita em estabelecimento prisional”.

Para o relator do processo no Tribunal, desembargador convocado Otávio de Almeida Toledo, as turmas criminais do STJ já se posicionaram no sentido de que o preso pode ser visitado por pessoa que cumpre pena em regime aberto ou está em livramento condicional. De acordo com ele, esse entendimento leva em conta a função ressocializadora da pena e o fato de que os efeitos da pena privativa de liberdade não devem atingir outros direitos individuais.

O magistrado ressaltou que a função ressocializadora da pena está prevista na Convenção Americana de Direitos Humanos e na Corte Interamericana de Direitos Humanos, em artigos que englobam o contato com a família e o mundo exterior, de forma a efetivar o direito da pessoa presa a receber visitas.

Toledo enfatizou, no seu voto, que “ainda que cada caso possa conter contornos específicos que indiquem a necessidade de restrição excepcional ao direito de visitas, a limitação às visitações deve ser ‘adequada, necessária e proporcional’.” E destacou que a Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas (Cogepac) da Corte apontou uma aparente convergência de posições entre as duas turmas de Direito Penal do tribunal, no sentido de considerar que o direito de visitas não pode ser negado sob o fundamento de que o visitante está cumprindo pena em regime aberto.

 

Autor

Leia mais

Ministros do STF participam do Dia da Justiça na COP 30

Ministros do STF defendem justiça climática como direito humano fundamental na COP30

Há 1 hora

STF decide que recreio deve ser contabilizado na jornada de trabalho dos professores

Há 2 horas
TJRJ libera R$ 66 milhões que tinham sido bloqueados pelo Flamengo

TJRJ libera R$ 66 milhões que tinham sido bloqueados da Liga pelo Flamengo em ação judicial

Há 3 horas
TJDFT mantém condenação ao Facebook por demora para bloquear conta invadida

TJDFT mantém condenação do Facebook por demora para bloquear conta indevidamente invadida

Há 3 horas

Moraes parabeniza Gonet pela recondução ao cargo de Procurador-Geral da República

Há 4 horas

STF retoma julgamento sobre remuneração do recreio escolar para professores

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB