TJDFT implementa painel virtual para acompanhamento de sessões em tempo real

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal implementou o “Plenário Virtual” para que advogados e jurisdicionados acompanhem sessões de julgamento virtuais em tempo real. A inovação foi implantada em 30 de junho, seguindo diretrizes da Resolução 591/2024 do Conselho Nacional de Justiça.

Transparência digital

A principal inovação é a publicização das sessões de julgamento virtuais de processos públicos, com acesso direto e disponível a qualquer pessoa. As sessões virtuais são realizadas de forma assíncrona, com duração de seis dias úteis, podendo ser encerradas antes quando esgotadas as pautas.

O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região e cedido ao TJDFT. Para acesso, basta entrar na página do Processo Judicial Eletrônico e clicar em “plenário virtual” no lado esquerdo da tela.

Regras de participação

A Portaria GPR 359/2025 estabelece que sustentações orais e pedidos de retirada de pauta virtual devem ser apresentados até 48 horas antes do início da sessão. Os votos são divulgados conforme proferidos e computados em ordem cronológica.

Advogados podem anexar sustentações por meio eletrônico através de formulário específico, realizando autenticação com dados do PJe2i. O sistema permite submissão de arquivos de áudio ou vídeo, respeitando tempo máximo previsto no Regimento Interno do TJDFT.

Autor

Leia mais

Vazamento de reunião sobre caso Master gera crise de confiança no STF

Há 4 minutos

Dino dá prazo final de 30 dias para conclusão de relatório sobre terra indígena em Roraima

Há 38 minutos
Edifício-sede do STF com estátua da Justiça na frente

STF não terá expediente em segunda e terça de Carnaval; prazos são prorrogados

Há 43 minutos

PF se reúne com Mendonça e apresenta informações sobre inquérito do Banco Master

Há 46 minutos
Ministro Villa Boas Cuêva durante a sessão

Infojud pode ser utilizado por juízes para checar renda de jurisdicionado e quem tem direito à Justiça gratuita, diz STJ

Há 1 hora
Sede do TRF 3, onde o colegiado escolheu novo desembargador por antiguidade

Colegiado do TRF 3 escolhe novo desembargador, por critério de antiguidade, e define lista tríplice para outra vaga existente na Corte

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB