Tribunais de Justiça criam forças-tarefa para julgar ações de improbidade administrativa

Há 3 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Tribunais de Justiça pelo país implementaram forças-tarefa especiais para acelerar o julgamento de 28.379 processos de improbidade administrativa. O prazo limite é 26 de outubro, quando expira a prescrição intercorrente de quatro anos estabelecida pelo STF.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ampliou a força de trabalho na vara especializada de Porto Alegre. A unidade ganhou reforços através de regime de exceção e compartilhamento de jurisdição para dar conta do volume processual.

A Meta Nacional 4 do Judiciário visa combater a corrupção através do julgamento prioritário dessas ações. Os processos precisam ser sentenciados até outubro para evitar a prescrição definida pelo Supremo no ARE 843.989.

Estratégias tecnológicas

O TJRS incentivou a adoção de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial para identificar e priorizar julgamentos. No sistema Eproc, são utilizados marcadores temporais, relatórios e localizadores específicos previamente configurados.

O Tribunal de Justiça de São Paulo disponibilizou painel de acompanhamento voltado às unidades jurisdicionais. A ferramenta permite identificação e gerenciamento dos estoques de processos da Meta 4.

Núcleos especializados

O TJPA constituiu núcleo com oito magistrados e oito servidores coordenados por uma juíza. O grupo atua remotamente, impulsionando ações, realizando audiências e proferindo decisões para garantir eficácia judicial.

A corte paraense promoveu capacitação através da Escola Judicial e firmou cooperação técnica com tribunais de contas. O objetivo é facilitar acesso a documentos para melhor instrução processual.

O Tribunal de Justiça de Goiás desenvolveu projeto em parceria com o MP estadual. O painel de BI permite visualização detalhada das ações julgadas e em tramitação por magistrados e promotores.

Monitoramento estratégico

As iniciativas fortalecem cooperação institucional e garantem transparência no controle dos processos. O monitoramento estratégico facilita tomada de decisão e gestão eficiente do fluxo processual.

O TJSE realiza inspeções virtuais e presenciais em todas unidades do Estado. Servidores do Gabinete da Corregedoria atuam nas ações desde abril com acompanhamento pelo Sistema Eletrônico de Informações.

Autor

Leia mais

STF derruba critério de promoção de juízes baseado em índice de conciliação

Há 3 minutos

Um documentário para tentar desvendar Martin Scorsese

Há 3 horas
USS Gerald Ford, que o governo dos EUA deslocou para águas do Caribe

Guerra à vista: EUA enviam porta-aviões ao Caribe e anunciam ofensiva contra cartéis na América Latina

Há 4 horas

Moraes autoriza Mauro Cid a participar de aniversário de avó e mantém medidas cautelares

Há 4 horas
Lei sancionada no DF que homenageia ‘vítimas do comunismo’ é objeto de polêmica

Lei sancionada no DF que homenageia ‘vítimas do comunismo’ é objeto de polêmica e repercute nacionalmente

Há 5 horas

Líder do PT aciona STF contra Flávio Bolsonaro por incentivar ataque militar dos EUA

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB