vista aérea de Tucuruí, PA, que teve prefeito cassado e vai realizar eleição suplementar

TSE determina eleição suplementar em Tucuruí (PA) após confirmar cassação de prefeito reeleito

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta terça-feira (6), a realização de eleição suplementar em Tucuruí (PA) após confirmar a inelegibilidade de Alexandre França Siqueira (MDB), prefeito reeleito nas Eleições 2024.

Por cinco votos a dois, o Plenário da Corte reformou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará e determinou o afastamento imediato do gestor do cargo. A maioria dos ministros acompanhou o voto-vista da ministra Isabel Gallotti, que divergiu do entendimento do relator, ministro Ramos Tavares.

Condenação por abuso do poder econômico

A inelegibilidade de Siqueira foi determinada após condenação por abuso do poder econômico e compra de votos em processos anteriores. O principal ponto de divergência entre os ministros estava na análise sobre os efeitos de uma liminar concedida em 2023 pelo TSE.

O relator defendia que a suspensão liminar das condenações implicava interrupção automática da inelegibilidade, independentemente de pedido expresso. Já a ministra Gallotti entendeu que a suspensão deveria ter sido expressamente requerida, conforme exige o artigo 26-C da Lei Complementar nº 64/1990.

Distribuição irregular de combustível

A condenação que gerou a inelegibilidade está relacionada à distribuição indiscriminada de combustível a eleitores em um posto de gasolina em novembro de 2020, supostamente para realização de carreata.

A ministra Isabel Gallotti ressaltou que o fato ocorreu três dias antes do pleito, quando o TRE-PA já havia proibido a aglomeração de pessoas devido à pandemia de covid-19. Segundo ela, a prática foi capaz de viciar a vontade do eleitor e desequilibrar a disputa para a prefeitura.

Nova eleição

Com a decisão do TSE, os moradores de Tucuruí deverão voltar às urnas para escolher novos prefeito e vice-prefeito. A Justiça Eleitoral local ficará responsável por organizar o pleito suplementar, que deve ocorrer nos próximos meses.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, determinou a comunicação imediata da decisão à Câmara Municipal para dar posse ao presidente da Casa até a realização da nova eleição.

Autor

Leia mais

Tumulto na Câmara: Glauber Braga é retirado à força do plenário e jornalistas denunciam agressão

Há 3 horas

Moraes substitui prisão de Rodrigo Bacellar por tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno

Há 4 horas

Defesas questionam delação de Mauro Cid e pedem absolvição de réus em caso de tentativa de golpe

Há 5 horas
Publicada lei que amplia crimes contra vulneráveis

Lei que endurece penas referentes a crimes sexuais contra vulneráveis entra em vigor

Há 6 horas

Plenário da Câmara vai decidir futuro de Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Ramagem 

Há 8 horas
Deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal

Motta pauta proposta que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB