XIX Jornada Maria da Penha aprova 14 novos enunciados contra violência doméstica

Há 2 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

A XIX Jornada Lei Maria da Penha aprovou 14 enunciados com parâmetros orientativos para atuação do Poder Judiciário no enfrentamento à violência contra a mulher, após dois dias de debates entre representantes do sistema de justiça e sociedade civil em Recife.

Entre as recomendações aprovadas está a definição de estratégias para ampliação dos Pontos de Inclusão Digital nos tribunais estaduais, visando capacitação sobre direitos das mulheres. Também foi recomendado que cortes ofereçam ferramentas eletrônicas para requerimento de Medidas Protetivas de Urgência.

Proteção a mulheres em vulnerabilidade

Os debates determinaram aplicação da Lei Maria da Penha às mulheres em situação prisional, inclusive para requerimento de medidas protetivas. A análise de risco deve englobar todas as formas de violência do artigo 7º da lei, especialmente a psicológica e a violência vicária.

As propostas destacaram regiões de vulnerabilidade climática como prioritárias para instalação de equipamentos judiciais regionalizados. A violência vicária ocorre quando o agressor usa os filhos para maltratar a mãe, configurando forma específica de agressão psicológica.

Formação e capacitação

Os enunciados recomendam inclusão da temática Justiça Climática nos programas de formação inicial e continuada para magistrados e servidores. A sugestão abrange também o Prêmio CNJ de Qualidade, especialmente para superação da violência contra mulheres e meninas.

O documento resulta de trabalho realizado em quatro oficinas temáticas: revolução digital, erradicação da violência, segurança pública e justiça climática. A metodologia envolveu relatos de experiências e debates propositivos entre os participantes.

Autor

Leia mais

Corréus de receptação qualificada respondem pelo crime mais grave mesmo sem serem donos da empresa

Há 7 minutos

Bancos terão que indenizar clientes vítimas de golpe da falsa central, decide STJ

Há 21 minutos
Boulos, Lula e Márcio Macedo

Lula nomeia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Há 32 minutos
plataforma para extração de petróleo da PETROBRAS

Ambientalistas criticam licença da Foz do Amazonas e acusam sabotagem à imagem do Brasil na COP30

Há 59 minutos
Fachada do prédio do STF em Brasília

STF retoma julgamento de militares e agente federal acusados de tentativa de golpe

Há 1 hora

PF confirma entrada de Filipe Martins nos EUA e sugere nova investigação por possível fraude migratória

Há 15 horas
Maximum file size: 500 MB