Moraes, Zanin e Cármen Lúcia votam pela rejeição de recurso de Chiquinho Brazão

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar, no plenário virtual, mais um recurso da defesa do deputado Chiquinho Brazão (sem partido). O parlamentar está preso na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) desde 24 de março de 2024. O relator, ministro Alexandre de Moraes, negou o pedido, sendo acompanhado até o momento pelos ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. 

Os embargos de declaração questionam decisão da 1° Turma do STF, que, em novembro do ano passado, manteve as prisões preventivas de Chiquinho, do irmão dele, Domingos Brazão, ambos acusados de serem os mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco, e do delegado da polícia civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, também suspeito de envolvimento no crime. Os três são réus na AP 2434.

Moraes esclareceu que esse tipo de recurso só é cabível nas hipóteses de ambiguidade, obscuridade, contradição ou omissão no julgado atacado. O que, para ele, não foi constatado no acórdão.

“O acórdão recorrido analisou com exatidão a integralidade da pretensão jurídica deduzida, de modo que, no presente caso, não se constata a existência de nenhuma dessas deficiências, não se mostrando necessário qualquer reparo, pois diferentemente do que alega o embargante, o ofício judicante realizou-se de forma completa e satisfatória”.

Em 23 de dezembro do ano passado, Moraes já havia negado o pedido de revogação da prisão dos irmãos Brazão e de Rivaldo Barbosa. 

O julgamento vai até o dia 14/02. 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 17 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB