STF reforça segurança para julgamento de Bolsonaro

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal reforçou a segurança para os dias do julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados por tentativa de golpe de Estado, marcado para amanhã (25/03) e quarta-feira (26/03). A estratégia foi planejada com base em análise de risco e no cenário atual e prevê controle restrito ao edíficio, monitoramento, mais policiais e equipes de pronta resposta para emergências. O objetivo é assegurar a realização do julgamento e garantir a segurança de servidores, colaboradores, advogados e imprensa.

Até mesmo jornalistas credenciados que atuam no Tribunal terão espaço de circulação reduzido. Segundo o STF, não poderão circular nos corredores dos gabinetes e nem pela garagem. Também não será permitido acesso de cinegrafistas e fotógrafos dos veículos de imprensa à sala de sessões da Primeira Turma. Os profissionais de imprensa devem chegar pela tenda entre o estacionamento do STF e o edifício-sede. A liberação de todos os que forem acompanhar a sessão será feita em outra tenda específica. 

A 1° Turma fica localizada em um prédio anexo da sede do tribunal, mais afastado da praça dos Três Poderes. A entrada de acesso será pelo térreo do anexo 2B.
 
O reforço no policiamento contará com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, que elaborou o Protocolo de Ações Integradas (PAI) para o período de votação no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta semana.  Segundo nota enviada ao HJur, “o documento objetiva o planejamento e execução de ações das forças de segurança pública locais e federais, visando a segurança, preservação da ordem pública, mobilidade e prestação dos serviços públicos, conforme atribuições legais das respectivas Instituições, Órgãos e Agências (IOAs) envolvidas”.
 
Intervenções no trânsito
 
De acordo a secretaria de Segurança Pública do DF, não estão previstos fechamentos de vias na área central de Brasília para o período. A Esplanada dos Ministérios segue monitorada, ficando eventuais fechamentos condicionados à avaliação das equipes técnicas. A Polícia Militar (PMDF) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) estarão prontos para executar eventuais fechamentos de acessos, em caso de necessidade.
 
Estacionamentos
 
O estacionamento de veículos ao longo dos meios-fios será restringido pelo Detran-DF em ambos os lados da via de ligação entre a Via S1 e a Via N1 (em frente à Praça dos Três Poderes), na via Presidencial da Praça dos Três Poderes e na via S1, da Alameda das Bandeiras até a Praça dos Três Poderes, próximos ao Congresso Nacional.
 
Monitoramento e reforço policial
 
A Polícia Militar (PMDF) deverá realizar reforço do efetivo policial ostensivo, empregando o Comando Móvel (C-Móvel) na via Presidencial da Praça dos Três Poderes, próximo ao STF, conforme planejamento próprio, mantendo tropa especializada em condições de acionamento.
 
A nota destaca ainda, que o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) da SSP/DF faz acompanhamento de todo ato ou evento, mesmo sem comunicação prévia. Esse monitoramento é feito de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 31 órgãos, bem como instituições e agências do governo local e federal, com suporte de câmeras de videomonitoramento.
 
 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB