STF inicia julgamento de lei que reduziu área de parque para viabilizar a ferrovia Ferrogrão no Pará

Há 4 horas
Atualizado quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Por Carolina Villela

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma a discussão sobre a lei Lei 13.452/2017 que reduziu cerca de 862 hectares do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, para viabilizar a construção da ferrovia Ferrogrão, destinada ao escoamento de produção agrícola. O tema é analisado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6553, movida pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL, que argumenta, entre outros pontos, que a lei afeta os povos indígenas que habitam a região, além do fato do parque ser considerado um patrimônio cultural imaterial.

Concessão da liminar

Em março de 2021, o relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, suspendeu a eficácia da lei, originada do projeto de conversão da Medida Provisória (MP) 758/2016. O ministro considerou que a alteração territorial em unidade de conservação não poderia ter sido realizada por meio de MP.

O ministro Alexandre de Moraes já apresentou os fatos (relatório) e o julgamento deve ser retomado após o intervalo regimental com as sustentações orais.

Outros temas da pauta

Também está na pauta a ADI (5385), em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona dispositivos da Lei estadual 14.661/2009, de Santa Catarina, que alterou limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e instituiu e Terras de Massiambu.

O Plenário também deve analisar recurso (RE) 630852 sobre a aplicação do Estatuto do Idoso a planos de saúde contratados antes da vigência da lei, discutindo especificamente a legalidade de aumentos de mensalidades em razão da idade do beneficiário. A Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo Ltda. (Unimed) questiona acórdão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que entendeu ser abusivo o aumento da contribuição por causa da idade. O TJ considerou o idoso um consumidor duplamente vulnerável ao avaliar que ele necessita de “uma tutela diferenciada e reforçada”.

Autor

Leia mais

STF julga constitucionalidade de lei do Pará que reduziu Parque Nacional para construção da Ferrogrão

Ministro Reynaldo Fonseca, do STJ, anula delação premiada feita por advogados

Ministro do STJ anula delação premiada feita por advogados contra cliente em caso de sonegação fiscal

OAB-SP lamenta morte de advogado fundador do grupo Prerrogativas Luiz Fernando Pacheco

OAB-SP lamenta morte de advogado fundador do grupo Prerrogativas Luiz Fernando Pacheco

JF não aceita tese de INSS de que lei do feminicídio precisa ser regulamentada

JF refuta tese do INSS de que lei do feminicídio precisa ser regulamentada e concede pensão para filhos de vítima

STF: decisão sobre vínculo empregatício entre motoristas e plataformas digitais deve sair em novembro

STM mantém condenação de oficial por exercício ilegal da medicina

Com voto divergente da nova ministra quanto à pena, STM mantém condenação de oficial do Exército por exercício ilegal da medicina

Maximum file size: 500 MB