Advogados destacam relevância do sistema de precedentes para acelerar processos na Justiça

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A palestra proferida pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, em evento promovido pelo portal Hora Jurídica (Hjur), nesta quarta-feira (09/04), sobre o sistema de precedentes foi de enorme relevância, segundo avaliação de advogados presentes no encontro. 

A sistemática tem sido adotada pela Corte trabalhista e outros segmentos do Judiciário para agilizar os processos e garantir segurança jurídica, de modo a uniformizar a jurisprudência e resolver a questão da morosidade dos julgamentos.

No evento, o magistrado também reforçou a importância do sistema de precedentes para a redução da litigiosidade abusiva e a segurança nas relações de trabalho. 

Para o advogado Matteus Macedo, especializado em Direito Penal e Econômico, o encontro superou as expectativas.

“Foi muito importante a parte em que o ministro afirmou que os precedentes contribuem para uma maior segurança jurídica”, frisou. De acordo com o advogado, ele e vários outros operadores de Direito já estão sentindo na pele a importância do sistema e como tem sido absorvido pelas várias Cortes.

“O entendimento da maioria será aquele que determinará o comportamento. E isso, se observado por todos, trará duas coisas importantes: em primeiro lugar, a autoridade da decisão. Em segundo lugar, o Judiciário passa a ter credibilidade, sabendo-se que a interpretação da lei que se dará é aquela em que a maioria se fixou”, enfatizou ele.

Questões profundas

 inclusive pelo formato. “Por ter sido num almoço onde ao mesmo tempo o presidente do TST abordou questões profundas do Judiciário, mas de forma mais descontraída, chamou a minha atenção”, ressaltou. 

Macedo contou que apreciou com especial destaque o conteúdo do tema abordado por Corrêa da Veiga, não apenas quanto ao funcionamento da sistemática de precedentes que vem sendo utilizada em todos os tribunais como também em relação à questão dos desafios a serem enfrentados sobre o tema daqui por diante. 

Desafios futuros

“É como o ministro Corrêa da Veiga falou, o Código de Processo Penal entrou em vigor em 2015 e já falava no sistema de precedentes. Tivemos um avanço considerável nos últimos tempos quanto à uniformização, mas sabemos do desafio que será avançar ainda mais neste sentido”, disse Macedo.

Da mesma forma, outro participante do evento, o advogado civil Caio Vitor Nascimento, frisou que o que mais lhe chamou a atenção foi a visão histórica e a retrospectiva que o presidente do TST fez sobre a Justiça desde o início dos tempos até a atualidade. 

“O Hjur acertou na escolha do palestrante. Conhecemos a questão dos precedentes e sabemos a grande carga de processos que um magistrado precisa julgar. A sistematização por meio dessas novas regras é importante para todos nós”, acrescentou.

Durante sua palestra, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga reforçou a relevância do sistema para a celeridade, a redução da litigiosidade abusiva e a segurança jurídica nas relações de trabalho. E deixou claro que “o entendimento da maioria será aquele que determinará o comportamento”

De acordo com o magistrado, se observado por todos, o sistema permitirá coisas importantes, como a autoridade da decisão e maior credibilidade por parte do Judiciário.

 
 
 

Autor

Leia mais

Recorde de processos por feminicídio acende alerta no Judiciário brasileiro

Há 28 minutos
Presidente do STJ critica mudanças constantes de assessores nos gabinetes da Corte

“Nomadismo de assessores pode estar associado ao crime organizado”, dispara Presidente do STJ

Há 1 hora

STJ determina cancelamento de registro de indiciamento quando provas são anuladas

Há 1 hora

Pesquisa com 71 mil advogados jovens revela principais desafios no início da carreira

Há 2 horas

MPF e instituto científico se unem para calcular impacto do desmatamento no clima

Há 2 horas

CNJ apresenta ações contra violência policial a comissão internacional de direitos humanos

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB