AGU recorre de decisão do TCU que autoriza incorporação de presentes ao patrimônio pessoal de presidentes

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Advocacia-Geral da União recorreu da decisão do Tribunal de Contas da União que estabeleceu que presentes recebidos por presidentes da República, durante seus mandatos, não devem ser considerados bens públicos e podem ser incorporados ao patrimônio pessoal dos presidentes. A AGU pede que a decisão seja revista até que haja lei específica para disciplinar a matéria.

No recurso, a AGU argumenta que o recente entendimento do Tribunal viola o interesse público, afronta os princípios da razoabilidade e da moralidade administrativa e causa danos ao patrimônio cultural da União. 

Para o órgão, os presentes recebidos por presidentes da República durante eventos diplomáticos ou visitas oficiais não são privados e devem ser incorporados ao patrimônio público.

A AGU alerta ainda que a decisão do TCU pode implicar devolução de presentes já incorporados ao patrimônio da União aos ex-presidentes da República, o que causaria um efeito retroativo negativo.

No início de agosto, o TCU rejeitou um pedido feito pelo deputado federal Sarderson (PL-RS) para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva devolvesse um relógio recebido em 2005 do então presidente francês Jacques Chirac. A maioria dos ministros entendeu que, sem uma legislação específica, não era possível obrigar a devolução do item ao acervo público.

Após essa decisão, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de uma investigação relacionada às jóias sauditas recebidas por ele durante seu governo.

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Segundo as investigações da PF,  parte dos itens foi desviada e vendida nos Estados Unidos.

Com informações da Agência Brasil.

 

 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 17 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB