Davi Alcolumbre e Otto Alencar

Alcolumbre e Otto Alencar marcam para 10 de dezembro a sabatina de Jorge Messias

Há 2 meses
Atualizado quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP) e Otto Alencar (PSD/BA) anunciaram agora há pouco a data da sabatina do atual Advogado Geral da União, Jorge Messias, para o dia 10 de dezembro. Messias foi indicado pelo Presidente Lula para a vaga aberta com a saída do ministro Luís Roberto Barroso

A leitura da mensagem presidencial será feita na quarta-feira da semana que vem (3/10) e a sabatina, no dia 10, uma semana depois.

Durante o anúncio, Alcolumbre fez questão de repetir duas vezes que ficou sabendo da indicação pela imprensa, detalhe que ressalta seu descontentamento com o rito adotado pelo Palácio do Planalto nesse episódio.

“Eu tomei conhecimento na quinta-feira, no dia do feriado, eu estava no Amapá, e tomei conhecimento pela imprensa da decisão do governo, inclusive com o diário extra publicado naquele mesmo dia e uma nota, se não me engano, da Secom do Palácio, informando, inclusive com uma fotografia, da decisão institucional do presidente da República”, disse o Presidente do Senado.

Segundo ele, foi preciso compatibilizar as agendas da Comissão de Constituição e Justiça e do Plenário do Senado para agendar a sabatina.

Otto Alencar informou que a relatoria foi entregue ao senador maranhense Weverton Rocha (PDT), que prontamente aceitou a indicação.

Alcolumbre tem manifestado publicamente sua contrariedade com o comportamento do Presidente Lula, que rejeitou o candidato apadrinhado por ele, o também senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG). Nesta segunda (24/11), ele chegou a anunciar que havia rompido com o líder do governo no Senado, Senador Jaques Wagner (PT/BA), por se sentir desprestigiado no processo de indicação.

O governo, que até aqui vinha contando certo com o voto e a liderança de Davi Alcolumbre para aprovar pautas de seu interesse no Senado, agora se vê às voltas com dificuldades previsíveis para confirmar a indicação que levará Jorge Messias ao STF. Para que ela se consume, Messias precisará dos votos de 41 senadores.

Duas semanas atrás, a recondução do Procurador-geral da República Paulo Gonet foi aprovada por 45 votos, apenas quatro votos além do mínimo necessário.

Assim como o Presidente da República tem a prerrogativa de indicar ministros do STF, o Senado tem a de aprovar a indicação presidencial.

Autor

Leia mais

Acareação expõe contradição entre Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e ex-presidente do BRB; Veja os vídeos

Há 21 horas
Estátua da Justiça, na Praça dos Três Poderes

Tribunais superiores retomam os trabalhos com atos solenes e sessões na próxima segunda-feira (2)

Há 23 horas
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Bolsonaro sob custódia: documento detalha rotina no 19º Batalhão da PM

Há 23 horas

STF retoma julgamentos virtuais nesta sexta (30) com temas sensíveis na pauta

Há 24 horas
Sede do TJAM onde foi julgado, recentemente, pedido do MPMA para decretação de interventor para Turilândia

TJMA determina e Governo do Maranhão indica até segunda-feira (2) interventor para município de Turilândia

Há 24 horas

Empresas devem reembolsar em dobro por cobrança indevida após cancelamento de ingressos

Há 24 horas
Maximum file size: 500 MB