Ministra Carmen Lúcia. do STF

Ministra Cármen Lúcia Defende Democracia em Eventos na Suécia

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participou de eventos em Estocolmo, na Suécia, relativos à celebração dos 30 anos do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional). Durante sua participação, a ministra afirmou que “sem democracia, não há liberdade e, sem liberdade, não há paz”.

Entre terça-feira (10) e quinta-feira (12), ocorreram três eventos: a Conferência de Estocolmo sobre Integridade Eleitoral, a Reunião Extraordinária do Conselho de Estados-Membros e a Sessão de Alto Nível do Idea Internacional. Os encontros reuniram lideranças dos órgãos de gestão eleitoral dos estados-membros.

Na ocasião, foram discutidos temas como independência dos órgãos de gestão eleitoral, construção de confiança, segurança e eleições, além do uso da inteligência artificial nos pleitos. Os líderes eleitorais presentes reforçaram compromisso coletivo com eleições livres e justas através da Declaração de Estocolmo sobre Integridade Eleitoral.

Compromisso com a Humanidade

“Defender a democracia é uma obrigação e uma responsabilidade para com a humanidade”, afirmou a ministra durante sua participação. O Brasil é membro do Idea Internacional desde 2016, sendo o TSE o representante do Estado brasileiro na organização intergovernamental.

A Conferência de Estocolmo é continuação de dois eventos virtuais sobre integridade eleitoral realizados em novembro de 2024 e março de 2025. O encontro segue o sucesso da Conferência de Canberra, também sobre o tema, ocorrida em junho de 2024.

O evento reuniu profissionais e especialistas em processos eleitorais, proporcionando plataforma para trocas presenciais sobre liderança, boas práticas e desafios emergentes na gestão eleitoral. O foco especial foi no ecossistema de informação digital em constante evolução.

Autor

Leia mais

Trabalhadores da aviação conquistam escala 5×1 em acordo mediado pelo TST

Há 2 horas

Professores podem questionar devolução de valores mesmo após decisão coletiva desfavorável

Há 2 horas

Luciana Gimenez volta a negar ligação com Epstein e explica transferências; veja vídeo

Há 3 horas
O Ministro Dias Tóffoli,do STF

Toffoli era sócio do resort e recebeu repasses, diz Mônica Bérgamo

Há 3 horas

Moraes revoga prisão domiciliar de mãe acusada de tráfico

Há 13 horas
Tela de computador mostrando o sistema Prevjud, do CNJ

Novo sistema do CNJ permite envio automático de determinações judiciais sobre benefícios pagos pelo INSS

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB