A mnistra Carmen Lúcia defende a democracia em evento em Estocolmo, Suécia

Ministra Cármen Lúcia Defende Democracia em Eventos na Suécia

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participou de eventos em Estocolmo, na Suécia, relativos à celebração dos 30 anos do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional). Durante sua participação, a ministra afirmou que “sem democracia, não há liberdade e, sem liberdade, não há paz”.

Entre terça-feira (10) e quinta-feira (12), ocorreram três eventos: a Conferência de Estocolmo sobre Integridade Eleitoral, a Reunião Extraordinária do Conselho de Estados-Membros e a Sessão de Alto Nível do Idea Internacional. Os encontros reuniram lideranças dos órgãos de gestão eleitoral dos estados-membros.

Na ocasião, foram discutidos temas como independência dos órgãos de gestão eleitoral, construção de confiança, segurança e eleições, além do uso da inteligência artificial nos pleitos. Os líderes eleitorais presentes reforçaram compromisso coletivo com eleições livres e justas através da Declaração de Estocolmo sobre Integridade Eleitoral.

Compromisso com a Humanidade

“Defender a democracia é uma obrigação e uma responsabilidade para com a humanidade”, afirmou a ministra durante sua participação. O Brasil é membro do Idea Internacional desde 2016, sendo o TSE o representante do Estado brasileiro na organização intergovernamental.

A Conferência de Estocolmo é continuação de dois eventos virtuais sobre integridade eleitoral realizados em novembro de 2024 e março de 2025. O encontro segue o sucesso da Conferência de Canberra, também sobre o tema, ocorrida em junho de 2024.

O evento reuniu profissionais e especialistas em processos eleitorais, proporcionando plataforma para trocas presenciais sobre liderança, boas práticas e desafios emergentes na gestão eleitoral. O foco especial foi no ecossistema de informação digital em constante evolução.

Autor

Leia mais

Corpos de vítimas da PM do Rio de Janeiro são enfileirados a céu aberto por populares

Governo do RJ defende legalidade e proporção no uso da força na Operação Contenção

Há 8 horas
TRF 4 suspende sentença que anulou processo seletivo para transgêneros em universidade

TRF4 suspende decisão que anulava cotas para pessoas trans na FURG

Há 10 horas

Mauro Cid tem tornozeleira eletrônica retirada após audiência no STF nesta segunda-feira (3)

Há 11 horas

Moraes nega sexto pedido da defesa e mantém prisão preventiva de Braga Netto

Há 12 horas

STF marca julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro por coação processual

Há 12 horas
TST mantém condenação ao Bradesco por abrir agência durante greve de vigilantes

TST mantém condenação ao Bradesco por abrir agência durante greve de vigilantes na Bahia

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB