CJF afasta desembargador do TRF2 acusado de assédio moral e sexual

terça-feira, 18 de março de 2025

Durante sessão realizada nesta segunda-feira (17/03), o Conselho da Justiça Federal afastou cautelarmente o desembargador federal Guilherme Diefenthaeler, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A notícia foi divulgada pelo jornal O Globo e confirmada por assessores do CJF, mas ainda não foi publicada no site do órgão e nem foram divulgados os autos do processo disciplinar sobre o caso.

Os conselheiros acolheram uma medida cautelar que pedia a saída provisória do magistrado para investigação de denúncias de práticas de assédio moral e sexual cometidas por ele contra várias mulheres, inclusive funcionárias do seu gabinete na Corte.  A medida que resultou no afastamento de Diefenthaeler ainda é provisória, enquanto tramita o processo sobre o caso. Tomou como base o depoimento de 15 pessoas, que apresentaram denúncias parecidas e detalhadas sobre o comportamento do magistrado. Tais como, além dos assédios em si, a intimidação de testemunhas desses episódios.

 Na decisão — assinada pelo corregedor-geral da Justiça Federal, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão — o CJF estabeleceu um prazo de 15 dias para o desembargador federal se manifestar e apresentar sua defesa. O TRF 2 ressaltou, por meio de uma nota, que “está tomando as providências legais” para cumprir a decisão do CJF. O magistrado, por sua vez, informou por meio do seu gabinete que não vai comentar o afastamento.

Com sede no Rio de Janeiro, o Tribunal julga casos da segunda instância da Justiça Federal com abrangência nos estados do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Guilherme Diefenthaeler é desembargador da Corte há quase 13 anos.

 

Autor

Leia mais

Protocolo estabelece regras para juízes em pós- retorno de criança ao país de origem

Novo protocolo estabelece regras para juízes em caso de pós-retorno de criança ao país de origem

STJD libera jogador do Flamengo para jogar enquanto aguarda julgamento final de processo

STJD libera atacante do Flamengo para jogar enquanto aguarda julgamento final de processo

A foto mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro pede ao STF autorização para receber visitas semanais de políticos em prisão domiciliar

TRF 3 condena auditores fiscais por improbidade administrativa

TRF 3 condena auditores ao pagamento de R$ 43,4 milhões por improbidade administrativa

Moraes exige imagens de visitas a Daniel Silveira em 24 Horas

Ivete Sangalo é autorizada a manter nome de turnê em homenagem a Clara Nunes

Ivete Sangalo é autorizada a manter nome de turnê em homenagem a Clara Nunes

Maximum file size: 500 MB