CJF afasta desembargador do TRF2 acusado de assédio moral e sexual

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Durante sessão realizada nesta segunda-feira (17/03), o Conselho da Justiça Federal afastou cautelarmente o desembargador federal Guilherme Diefenthaeler, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A notícia foi divulgada pelo jornal O Globo e confirmada por assessores do CJF, mas ainda não foi publicada no site do órgão e nem foram divulgados os autos do processo disciplinar sobre o caso.

Os conselheiros acolheram uma medida cautelar que pedia a saída provisória do magistrado para investigação de denúncias de práticas de assédio moral e sexual cometidas por ele contra várias mulheres, inclusive funcionárias do seu gabinete na Corte.  A medida que resultou no afastamento de Diefenthaeler ainda é provisória, enquanto tramita o processo sobre o caso. Tomou como base o depoimento de 15 pessoas, que apresentaram denúncias parecidas e detalhadas sobre o comportamento do magistrado. Tais como, além dos assédios em si, a intimidação de testemunhas desses episódios.

 Na decisão — assinada pelo corregedor-geral da Justiça Federal, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão — o CJF estabeleceu um prazo de 15 dias para o desembargador federal se manifestar e apresentar sua defesa. O TRF 2 ressaltou, por meio de uma nota, que “está tomando as providências legais” para cumprir a decisão do CJF. O magistrado, por sua vez, informou por meio do seu gabinete que não vai comentar o afastamento.

Com sede no Rio de Janeiro, o Tribunal julga casos da segunda instância da Justiça Federal com abrangência nos estados do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Guilherme Diefenthaeler é desembargador da Corte há quase 13 anos.

 

Autor

Leia mais

Samarco tem deferido encerramento de seu processo de recuperação judicial

União arrecadou, em 2025, quase meio bilhão em multas da Samarco por tragédia de Mariana

Há 34 minutos

AGU pede ao STF prorrogação de suspensão de Lei sobre moratória da soja

Há 2 horas
Protesto nos anos 60 contra a ditadura militar

ESPECIAL – 2025 foi marcado por pedidos de desculpas e reparações históricas às vítimas da ditadura militar

Há 3 horas
A foto mostra uma pessoa digitando o voto em uma urna eletrônica.

110 mil candidatos devem disputar eleições este ano; campanha custará R$ 6 bilhões para o contribuinte

Há 4 horas

Justiça britânica condenou BHP por Mariana e abre caminho para indenização bilionária

Há 5 horas
Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais de Bolsonaro.

Moraes decreta prisão de Filipe Martins por descumprimento de medida cautelar

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB