STJ aceita ANPP para crimes cometidos por militares em contraponto ao STM

CNJ apresenta modelo de juiz de garantias para Justiça Militar em reunião

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Superior Tribunal Militar apresentou ao Conselho Nacional de Justiça o modelo de juiz de garantias voltado à Justiça Militar da União, que entrará em vigor em 1º de agosto. A apresentação ocorreu durante reunião da Comissão Permanente de Aperfeiçoamento da Justiça Militar nos âmbitos federal e estadual.

A regulamentação pelo STM atende à Resolução CNJ nº 562/2024, que institui diretrizes para estruturação e funcionamento do juiz das garantias no âmbito da Justiça Federal, Eleitoral, Militar e dos Estados. A figura foi consagrada pela Lei nº 13.964/2019 e considerada obrigatória pelo STF em 2023.

Modelo adaptado às especificidades

A presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, destacou as especificidades do Judiciário Federal Castrense. “O cumprimento dessa determinação valoriza o devido processo legal e será debatido para adoção das determinações do CNJ com maior percuciência e fidelidade possível”, declarou.

O modelo estabelece que a competência do juiz das garantias será exercida reciprocamente entre juiz titular e substituto de uma mesma Auditoria. Nos casos de atuação de apenas um magistrado, a competência será exercida de forma regionalizada entre Auditorias distintas.

Construção democrática

A estrutura foi desenvolvida com auxílio da Escola da Magistratura da JMU de forma democrática, através de votação dos 36 juízes federais da Justiça Militar. O conselheiro do CNJ João Paulo Schoucair classificou o encontro como “importante e produtivo para aprimorar o sistema judicial militar”.

O juiz das garantias atuará apenas na fase de instrução do processo, sendo responsável por garantir direitos fundamentais do investigado, promovendo maior imparcialidade no processo penal militar e fortalecendo o devido processo legal.

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 1 dia
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 1 dia

Vai voadeira, segue viagem

Há 1 dia
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 1 dia

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB