CNJ flexibiliza regras para inscrição de projetos no Selo Linguagem Simples

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça ampliou as possibilidades de participação na segunda edição do Selo Linguagem Simples 2025. A principal mudança permite que projetos iniciados antes de 2025, mas que continuam produzindo resultados concretos, concorram à certificação que reconhece comunicação clara e acessível no Judiciário.

A alteração consta na Portaria 191/2025 e visa valorizar iniciativas consolidadas que contribuem para simplificação da linguagem judicial. Anteriormente, apenas projetos iniciados no ano corrente podiam participar da premiação.

Novo sistema de pontuação

O CNJ também reformulou o sistema de avaliação dos projetos inscritos. Os avaliadores podem atribuir até 70 pontos por critério analisado, incluindo eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e acessibilidade.

Para receber o Selo Linguagem Simples, os projetos devem alcançar no mínimo 210 pontos de um total possível de 350. A mudança busca estabelecer parâmetros mais rigorosos de qualidade para as iniciativas premiadas.

Requisitos para participação

Podem se inscrever tribunais, conselhos e escolas judiciais que aderiram ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples até 29 de junho. O prazo para inscrições permanece aberto até 22 de agosto.

A comissão avaliadora conta com juízes auxiliares da Presidência do CNJ, integrantes do Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário, secretária de Comunicação, chefe do Setor de Acessibilidade e Inclusão, especialista em linguística e pessoa com deficiência ou especialista em acessibilidade.

Compromisso com acessibilidade

A premiação tradicionalmente ocorre em outubro, referenciando o Dia Internacional da Linguagem Simples (13/10). A iniciativa integra esforços para substituir linguagem formal e hermética por comunicação compreensível a todos os cidadãos. O presidente Luís Roberto Barroso idealizou o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, que visa maior participação e compreensão da sociedade em questões judiciais. A linguagem simples pressupõe acessibilidade, incluindo uso de Libras e audiodescrição.

Autor

Leia mais

O advogado Henrique Neves, ex-ministro do TSE

A Democracia Reativa: Uma entrevista com Henrique Neves

Há 2 horas
Logo do CNJ na fachada da sede do conselho

CNJ determina a tribunais regulamentação de oficiais de justiça como incentivadores da conciliação

Há 4 horas
foto dos seus acusados na AP 2693 considerado o nucleo 2 da tentativa de golpe de Estado

Em 2025, o STF condenou cinco réus do Núcleo 2 acusados de elaborar a minuta do golpe e planejar a operação Punhal Verde Amarelo.

Há 4 horas

Supremo decreta prisão de Silvinei Vasques após fuga durante o Natal

Há 6 horas
Deputada Carla Zambelli

Carla Zambelli: condenada, foragida, sem mandato palamentar e presa na Itália, aguarda extradição

Há 6 horas

Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai ao tentar fugir

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB