CNJ flexibiliza regras para inscrição de projetos no Selo Linguagem Simples

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça ampliou as possibilidades de participação na segunda edição do Selo Linguagem Simples 2025. A principal mudança permite que projetos iniciados antes de 2025, mas que continuam produzindo resultados concretos, concorram à certificação que reconhece comunicação clara e acessível no Judiciário.

A alteração consta na Portaria 191/2025 e visa valorizar iniciativas consolidadas que contribuem para simplificação da linguagem judicial. Anteriormente, apenas projetos iniciados no ano corrente podiam participar da premiação.

Novo sistema de pontuação

O CNJ também reformulou o sistema de avaliação dos projetos inscritos. Os avaliadores podem atribuir até 70 pontos por critério analisado, incluindo eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e acessibilidade.

Para receber o Selo Linguagem Simples, os projetos devem alcançar no mínimo 210 pontos de um total possível de 350. A mudança busca estabelecer parâmetros mais rigorosos de qualidade para as iniciativas premiadas.

Requisitos para participação

Podem se inscrever tribunais, conselhos e escolas judiciais que aderiram ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples até 29 de junho. O prazo para inscrições permanece aberto até 22 de agosto.

A comissão avaliadora conta com juízes auxiliares da Presidência do CNJ, integrantes do Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário, secretária de Comunicação, chefe do Setor de Acessibilidade e Inclusão, especialista em linguística e pessoa com deficiência ou especialista em acessibilidade.

Compromisso com acessibilidade

A premiação tradicionalmente ocorre em outubro, referenciando o Dia Internacional da Linguagem Simples (13/10). A iniciativa integra esforços para substituir linguagem formal e hermética por comunicação compreensível a todos os cidadãos. O presidente Luís Roberto Barroso idealizou o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, que visa maior participação e compreensão da sociedade em questões judiciais. A linguagem simples pressupõe acessibilidade, incluindo uso de Libras e audiodescrição.

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 5 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 7 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 7 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 7 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 8 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB