CNJ homologa resultado do primeiro Exame Nacional dos Cartórios com 2.746 habilitados

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça homologou o resultado definitivo do primeiro Exame Nacional dos Cartórios (Enac), aplicado em abril nas capitais do país. A lista com 2.746 habilitados está disponível no portal da Fundação Getulio Vargas, banca examinadora responsável pelo certame histórico.

Marco na transparência cartorária

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, destacou que a conclusão do primeiro Enac representa “muito mais do que finalização de um concurso”. Para ele, o exame constitui passo importante na ampliação da transparência sobre ocupação dos cargos de delegatários de cartórios, estabelecendo padrão mínimo nacional de qualidade.

Nos próximos dias, o CNJ disponibilizará certificados de habilitação com códigos de validade personalizados. A habilitação tem validade de seis anos, contados da data de homologação, e constitui pré-requisito para inscrição em concursos públicos realizados pelos tribunais de justiça.

Perfil dos participantes

Dos 18.166 inscritos para o primeiro Enac, 2.304 concorreram como pessoas negras, 957 se declararam pessoas com deficiência e 15 como indígenas. No dia da aplicação, 5.376 inscritos não compareceram aos locais de prova, registrando abstenção de aproximadamente 30%.

O Brasil possui mais de 13 mil cartórios em atividade, demonstrando importância estratégica do setor para prestação de serviços públicos. Todas as informações estão disponíveis na página do Enac, incluindo o Painel dos Concursos para acompanhamento de concursos públicos realizados pelos tribunais de justiça.

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 8 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 10 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 10 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 10 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 10 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB