CNJ pede esclarecimentos sobre horas extras e diárias pagas a servidores do TJMT

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O conselheiro Guilherme Feliciano, do Conselho Nacional de Justiça, determinou na última semana que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) preste esclarecimentos sobre supostos pagamentos indevidos de horas extras e diárias a servidores que ocupam cargos comissionados e funções de confiança. 

A medida atende a um pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso (Sinjusmat), que ingressou com Procedimento de Controle Administrativo (PCA) contra o TJMT após ter solicitado informações e documentos sobre esses pagamentos e recebido negativa por parte do tribunal.

Na ação, a entidade sindical argumenta que recebeu denúncias de servidores lotados no Segundo Grau do TJMT apontando supostos pagamentos irregulares, inclusive confirmados parcialmente por relatórios extraídos do Portal da Transparência. 

O sindicato destacou que tais informações são públicas e que a negativa do tribunal contraria a Lei de Acesso à Informação, já que a divulgação não representa risco à segurança pública ou ao Estado.

O Tribunal já está sendo investigado pela Corregedoria Geral de Justiça, vinculada ao CNJ, por dois outros casos. Um deles diz respeito ao pagamento do aumento do auxílio-alimentação no valor de R$10 mil para magistrados e servidores — logo depois suspenso pelo Conselho — no mês de dezembro, qualificado pela administração como “bônus de final de ano”.

O outro caso diz respeito a um esquema de venda de sentenças que é objeto de ação em tramitação no Superior Tribunal de Justiça, cujos magistrados citados em denúncias estão sendo investigados pela corregedoria, sendo que alguns foram afastados de suas funções até o julgamento final do processo. Procurado, o TJMT não se manifestou.

Autor

Leia mais

Moraes autoriza visitas permanentes dos filhos de Bolsonaro na Superintendência da PF

Há 20 minutos
A foto mostra a estátua da Justiça em frente ao STF

Justiça avançou na reparação de Mariana mantendo acordo bilionário e estrutura para indenizações

Há 29 minutos
O deputado Eduardo Bolsonaro em fotomontagem na fachada do prédio da Polícia Federal em Brasília

PF determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão

Há 1 hora
Samarco tem deferido encerramento de seu processo de recuperação judicial

União arrecadou, em 2025, quase meio bilhão em multas da Samarco por tragédia de Mariana

Há 2 horas

AGU pede ao STF prorrogação de suspensão de Lei sobre moratória da soja

Há 4 horas
Protesto nos anos 60 contra a ditadura militar

ESPECIAL – 2025 foi marcado por pedidos de desculpas e reparações históricas às vítimas da ditadura militar

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB