CNJ premia magistrados que aplicaram tratados de direitos humanos em decisões

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

O Conselho Nacional de Justiça realizará nesta terça-feira(12) cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores do 2.º Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos, reconhecendo 21 magistrados que proferiram decisões fundamentadas em tratados internacionais.

A premiação contempla 16 categorias como Direitos das Mulheres, Direitos das Pessoas Privadas de Liberdade e Direitos dos Povos Indígenas. A solenidade ocorrerá no plenário do CNJ a partir das 9h30, em Brasília, com transmissão pelo canal do órgão no YouTube.

Critérios de avaliação

Puderam concorrer decisões proferidas entre 16 de fevereiro de 2022 e 16 de setembro de 2024, fundamentadas em tratados e convenções internacionais de direitos humanos vigentes no Brasil. O concurso considerou também jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O juiz auxiliar da Presidência do CNJ Edinaldo César Santos Júnior receberá homenagem póstuma por seu legado na proteção de crianças e adolescentes e promoção da igualdade racial. Ele faleceu em junho aos 49 anos.

Fortalecimento do controle convencional

A iniciativa é coordenada pela Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e integra o Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos. O objetivo é aprimorar o controle de convencionalidade das decisões judiciais.

O pacto foi lançado em abril de 2022, alinhado à Recomendação CNJ n. 123/2022, que orienta aplicação do controle de convencionalidade e da jurisprudência da Corte IDH em todas as esferas do Judiciário brasileiro.

Autor

Leia mais

TRF2 tem seleção para estagiários de direito com bolsa de R$ 1.200

Há 7 minutos

Justiça determina reintegração de posse de casa de veraneio a herdeiros em Bertioga

Há 12 minutos

Sonegação de R$ 4 milhões rende condenação a empresário gaúcho

Há 26 minutos

Justiça mantém prisão de condenado por participar de “tribunal do crime”

Há 38 minutos

Justiça condena homem por apologia ao nazismo em rede social no RS

Há 49 minutos

STJ define regras para suspensão de CNH e passaporte na execução de dívidas

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB