CNJ promove encontro nacional sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça realizará o 2º Encontro Nacional do Fontet nos dias 29 e 30 de julho, em São Luís, para debater vulnerabilidade social e direitos humanos. O evento focará no monitoramento de demandas relacionadas ao trabalho análogo à escravidão.

O fórum reunirá especialistas para discussão sobre direitos sociais, tráfico de pessoas e vulnerabilidades de comunidades tradicionais. A programação inclui palestras sobre efetividade de direitos sociais e desafios contemporâneos no enfrentamento ao tráfico humano.

A palestra magna sobre facultatividade dos direitos sociais será ministrada pelo ministro do STF Flávio Dino. Haverá também análise das rotas e características do tráfico humano no Brasil pelo conselheiro Alexandre Teixeira.

Proteção às comunidades vulneráveis

O primeiro dia abordará medidas preventivas contra tráfico de adolescentes para exploração sexual. Serão discutidas novas abordagens jurisprudenciais e integração com sistema internacional de direitos humanos, além de responsabilidades nas cadeias produtivas.

As vulnerabilidades enfrentadas por comunidades tradicionais quilombolas e ribeirinhas encerrarão a programação inicial. O segundo dia aprofundará reflexões sobre trabalho escravo contemporâneo e questões estruturais como racismo e desigualdade.

O evento incluirá discussões sobre trabalho infantil nas fronteiras tecnológicas, destacando riscos em indústrias de games e inteligência artificial. Será realizada oficina de boas práticas dos comitês regionais.

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 2 dias
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 2 dias

Vai voadeira, segue viagem

Há 2 dias
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 2 dias

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB