Desconto previdenciário sobre verba indenizatória é ilegal, diz Justiça Federal

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A incidência de cobrança previdenciária sobre verba indenizatória é indevida e passível de restituição. Com base neste entendimento, a 3ª Vara Federal de Santo Ângelo (RS) deu ganho de causa a uma servidora pública que ajuizou ação contra a União, pedindo a restituição de valores que lhe tinham sido indevidamente descontados.

Conforme explicou a autora da ação nos autos, houve a incidência de contribuição previdenciária sobre gratificações que ela recebeu durante anos, como “adicional de local de exercício”, depois chamada de “gratificação de difícil acesso”.

A juíza federal Andréia Momolli, responsável pela sentença, além de reconhecer a ilegalidade na incidência de contribuição previdenciária solicitou a restituição dos valores que já haviam sido anteriormente descontados da servidora.

De acordo com a magistrada, o estado do Rio Grande do Sul, sendo o empregador, “possui a responsabilidade pelo repasse das verbas previdenciárias para a União, por se tratar de vínculo celetista, que submete a servidora ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS)”.

Comprovação

“Ficou comprovado o recebimento do referido adicional, bem como sua inclusão na base de cálculo da contribuição previdenciária, mas a legislação acerca do tema caracteriza essa gratificação como sendo verba indenizatória, o que impede a incidência de tributação”, destacou Andréia, em sua decisão. 

O pedido de restituição do montante foi deferido com base no que dispõe o Código Tributário Nacional, sendo devida a devolução do dobro dos valores descontados. Mas, segundo a juíza, por haver prescrição quinquenal neste caso, a apuração deverá retroagir apenas aos últimos cinco anos decorridos.

“Caberá à União restituir os valores indevidamente arrecadados à autora da ação”, destacou a magistrada, na sentença. O processo ainda pode ser objeto de recurso junto às turmas recursais. O número não foi divulgado. 

 

Autor

Leia mais

Bolsonaro soluça

Bolsonaro tem crise de soluço na prisão e recebe atendimento médico

Há 1 hora
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deptados

Pressionado, Hugo Motta desengaveta projeto que combate devedor contumaz

Há 1 hora
Refinaria de Manguinhos, do grupo REFIT, maior sonegador de impostos do País

Grupo Refit é alvo de operação que investiga fraude fiscal de R$ 26 bilhões

Há 1 hora
Em vigor lei que converte prisão em flagrante para preventiva

Sancionada lei sobre conversão de prisão em flagrante para preventiva e permite coleta de DNA de presos em alguns casos

Há 11 horas
Valdemar da costa Neto e Jair Bolsonaro com a bandeira do PL ao fundo

PL suspende salário e atividades partidárias de Bolsonaro após prisão

Há 13 horas

STF: ministros divergem sobre “estado de coisas inconstitucional” sobre racismo estrutural

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB