Acordos em mutirão de conciliação alcançam 1.087 pessoas no DF

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Durante o período de recesso forense, o Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação de Família (NUVIMEC/FAM) realizou Mutirão de Família Pré-Processual com acordos no Distrito Federal que somaram R$ 523.079,08. A ação foi realizada entre 20 de dezembro a 3 de janeiro deste ano.

Segundo o NUVIMEC/FAM, nos sete dias de regime de mutirão foram alcançados números expressivos, equivalentes a um mês inteiro de trabalho no núcleo. Os mediadores judiciais auxiliaram 1.087 pessoas em 536 sessões de mediação, alcançando um percentual de 84,78% no índice de acordo.

Durante o mutirão, foram realizadas audiências envolvendo demandas de divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda, convivência, fixação, oferta e exoneração de alimentos, reconhecimento de paternidade e inventário.

A pauta foi construída a partir de solicitações feitas no Canal Conciliar do TJDFT e contou com o envio de atendimentos feitos e encaminhados pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).

A iniciativa é da 2ª Vice-Presidência do TJDFT, sob a coordenação da Juíza Marina Xavier. Segundo a pasta, o mutirão teve o objetivo de promover a desjudicialização e tratar conflitos de natureza familiar de modo a prevenir que tais conflitos escalem sua espiral dentro de uma disputa processual, bem como contribuir com ações concretas para a promoção da pacificação social. 

“Os dados demonstram que a priorização dos casos de família, em especial os pré-processuais, nas sessões de mediação realizadas pelas unidades subordinadas à 2ª Vice-Presidência, é o caminho para reduzir a judicialização e promover a pacificação social, razão pela qual esta gestão pretende ampliar tal atendimento à população do DF, por meio do redirecionamento da força de trabalho de outras unidades da 2ª Vice-Presidência, sem incremento de custo algum ao erário”, destacou o 2º Vice-Presidente do TJDFT, Angelo Passareli.

Autor

Leia mais

O presidente cubano, Miguel Diáz-Canel Bermúdez Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/mundo/noticia/2026/01/11/presidente-de-cuba-reage-a-trump-e-diz-que-ilha-esta-pronta-para-defender-a-patria-ate-a-ultima-gota-de-sangue.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.

Presidente de Cuba reage a Trump e afirma que país está pronto para defender a pátria “até a última gota de sangue”

Há 43 minutos
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

O Agente Secreto conquista dupla vitória no Globo de Ouro 2026

Há 53 minutos
Bandeiras do Mercosul e da União Europeia

Acordo entre UE e Mercosul cria megazona de livre comércio com 700 milhões de pessoas

Há 3 dias

O Agente Secreto chega com chances ao Globo de Ouro

Há 3 dias
Edifício sede do STJ, em Brasília

Golpe: STJ alerta que não envia mensagens cobrando taxa para liberação de dinheiro referente a processos

Há 3 dias
STJ programa posse dos novos ministros Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão

Negada liberdade para investigado por fraude de R$ 813 milhões via Pix

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB