Empresa que fornece protetor auricular a funcionários não está obrigada a pagar adicional de insalubridade

Há 3 meses
Atualizado segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Da Redação

O fornecimento de protetores auriculares por qualquer empresa aos seus trabalhadores, em conformidade com as normas regulamentadoras existentes no país, neutraliza a exposição dos empregados a ruídos acima dos limites legais.Com esse entendimento, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou o recurso de um sindicato do Espírito Santo contra decisão que negou o pagamento do adicional de insalubridade a empregados da Prysmian Cabos e Sistemas do Brasil S/A. 

A ação coletiva foi movida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mecânica e de Materiais Elétricos e Eletrônicos do ES.  O pagamento do adicional, porém, foi negado com base no laudo pericial, que confirmou que, nas atividades sujeitas a níveis de ruído acima do permitido, os protetores auriculares fornecidos estavam dentro do exigido nas Normas Regulamentadoras e neutralizavam os efeitos nocivos.

Súmula 80

De acordo com o relator do recurso no TST, ministro Amaury Rodrigues, a Súmula 80 do Tribunal, destaca que o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) eficazes elimina o direito ao adicional de insalubridade.

O ministro ressaltou que, embora o Supremo Tribunal Federal (STF) entenda que o ruído não é totalmente neutralizado apenas com o uso de EPIs, no caso concreto o perito comprovou a eficácia dos protetores auriculares. Assim, eventual modificação da decisão dependeria do reexame de provas, o que é vedado pela Súmula 126 do TST.

A decisão partiu da 1ª Turma do Tribunal, por meio do julgamento do Agravo em Embargo de Declaração Civil no Recurso de Revista Ag-EDCiv-RR-0001013-60.2022.5.17.0003

— Com informações do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Autor

Leia mais

Acusado de vender drogas por WhatsApp com serviço de delivery continuará preso

Há 10 minutos

STJ nega redução de pena para mãe que assassinou filho e escondeu corpo no freezer

Há 19 minutos
Edifício-sede do CNMP em Brasília

Anseio antigo dos MPs dos estados e do DF, proposta que regulamenta permuta na carreira está adiantada no CNMP

Há 29 minutos
Frernte da sede do STJ

STJ inicia 2026 com julgamentos que vão desde questões previdenciárias a tipos de impenhorabilidade e recursos energéticos

Há 33 minutos
Viatura da Polícia Federal numa rua do Rio de Janeiro

Gilmar Mendes suspende investigação do MP estadual e manda a PF apurar suposta espionagem no Recife

Há 59 minutos

Torcedor da Mancha Verde vai continuar preso por ataque que matou cruzeirense

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB