Empresa que fornece protetor auricular a funcionários não está obrigada a pagar adicional de insalubridade

Há 2 horas
Atualizado segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Da Redação

O fornecimento de protetores auriculares por qualquer empresa aos seus trabalhadores, em conformidade com as normas regulamentadoras existentes no país, neutraliza a exposição dos empregados a ruídos acima dos limites legais.Com esse entendimento, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou o recurso de um sindicato do Espírito Santo contra decisão que negou o pagamento do adicional de insalubridade a empregados da Prysmian Cabos e Sistemas do Brasil S/A. 

A ação coletiva foi movida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mecânica e de Materiais Elétricos e Eletrônicos do ES.  O pagamento do adicional, porém, foi negado com base no laudo pericial, que confirmou que, nas atividades sujeitas a níveis de ruído acima do permitido, os protetores auriculares fornecidos estavam dentro do exigido nas Normas Regulamentadoras e neutralizavam os efeitos nocivos.

Súmula 80

De acordo com o relator do recurso no TST, ministro Amaury Rodrigues, a Súmula 80 do Tribunal, destaca que o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) eficazes elimina o direito ao adicional de insalubridade.

O ministro ressaltou que, embora o Supremo Tribunal Federal (STF) entenda que o ruído não é totalmente neutralizado apenas com o uso de EPIs, no caso concreto o perito comprovou a eficácia dos protetores auriculares. Assim, eventual modificação da decisão dependeria do reexame de provas, o que é vedado pela Súmula 126 do TST.

A decisão partiu da 1ª Turma do Tribunal, por meio do julgamento do Agravo em Embargo de Declaração Civil no Recurso de Revista Ag-EDCiv-RR-0001013-60.2022.5.17.0003

— Com informações do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Autor

Leia mais

Augusto Aras passa a ser o primeiro ex-PGR a se filiar à Conamp

Augusto Aras passa a ser o primeiro ex-PGR a se filiar à Conamp

Há 45 minutos
Deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal

Motta pauta PL antifacção apesar de impasses e críticas ao texto

Há 46 minutos
Alexandre de Moraes, Ministro do STF

Moraes nega pedido de Daniel Silveira para flexibilizar recolhimento domiciliar nos fins de semana

Há 50 minutos
Foto do ex-ministro celso de mello, do STF, sobrte imagem de prisioneiros do campo de concentração de Aushwitz, na Polônia

Quem salva uma vida, salva toda a humanidade: o perigo da indiferença — por Celso de Mello

Há 56 minutos

Dino autoriza IBAMA a retomar embargos preventivos em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia e Pantanal

Há 1 hora

Flávio Dino cobra União e São Paulo informações sobre multas ambientais e recuperação de áreas degradadas

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB