Flávio Dino diz que país vive pandemia de incêndios florestais e dá prazo para ampliar combate

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
 
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira (10/09), que as queimadas que atingem a Amazônia e o Pantanal são uma “autêntica pandemia de incêndios florestais” e que deve ocorrer uma mobilização, assim como foi feito no combate à pandemia da Covid-19 e nas cheias do Rio Grande do Sul. O ministro deu prazo de cinco dias para que o efetivo e o número de aeronaves sejam ampliados.  A quantidade de convocados será definida pelo Ministério da Justiça.
Dino afirmou que o Brasil não pode ‘normalizar o absurdo’ e que é necessário manter o “estranhamento” diante do fato de que “60% do território nacional está sentindo, direta ou indiretamente, os impactos dos incêndios florestais.”
“Isso é muito grave”, enfatizou. 
O ministro afirmou também que os incêndios não estariam ocorrendo se não fosse a ação humana.
“Há ação humana. Eventualmente pode haver ação criminosa”, afirmou.
As declarações foram feitas durante uma audiência de conciliação do  STF sobre planos de prevenção e combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia.
O objetivo foi avaliar o cumprimento de decisão do Supremo que determinou que o governo apresentasse planos de prevenção e combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia.
O ministro é relator das ações sobre o tema. A próxima reunião para discutir o assunto com governadores dos estados atingidos está marcada para o dia 19 de setembro
 
Detalhes da decisão
– Convocação imediata de mais bombeiros de estados não diretamente atingidos pelos incêndios para compor a Força Nacional.
–  Realização de mutirão da Polícia Federal e Polícias Civis e da Força Nacional para investigação e combate das causas de surgimento de incêndios por ação humana.
– Adoção de Plano de Ação Emergencial de prevenção e enfrentamento a incêndios florestais para 2025, com prazo de 90 dias corridos para elaboração e apresentação ao relator (Dino).
– Ampliação do número de aeronaves, mediante o emprego das Forças Armadas, bem como contratação ou requisição junto ao setor privado, no prazo de 10 dias corridos.
– Encaminhamento pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no prazo de 30 dias corridos, do cronograma das ações que serão implementadas pelo Plano Amazônia: Segurança e Soberania.
– Determinar ampliação do efetivo da Polícia Rodoviária Federal na fiscalização no âmbito da Amazônia do Pantanal, no prazo de cinco dias corridos.

Autor

Leia mais

Acareação expõe contradição entre Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e ex-presidente do BRB; Veja os vídeos

Há 2 dias
Estátua da Justiça, na Praça dos Três Poderes

Tribunais superiores retomam os trabalhos com atos solenes e sessões na próxima segunda-feira (2)

Há 2 dias
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Bolsonaro sob custódia: documento detalha rotina no 19º Batalhão da PM

Há 2 dias

STF retoma julgamentos virtuais nesta sexta (30) com temas sensíveis na pauta

Há 2 dias
Sede do TJAM onde foi julgado, recentemente, pedido do MPMA para decretação de interventor para Turilândia

TJMA determina e Governo do Maranhão indica até segunda-feira (2) interventor para município de Turilândia

Há 2 dias

Empresas devem reembolsar em dobro por cobrança indevida após cancelamento de ingressos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB