Gestão sustentável no judiciário exige engajamento estratégico e operacional

Há 4 meses
Atualizado segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

A especialista em Gestão Sustentável Adriana Tostes pediu, nesta quinta-feira (26/06), maior engajamento por parte das lideranças e de todos os níveis hierárquicos de órgãos do Judiciário brasileiro no sentido de ampliar as ações de sustentabilidade e ajudar a combater a crise climática.

A especialista foi uma das palestrantes do seminário sobre o tema, realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em sua opinião, o engajamento em torno da questão precisa englobar as cadeias estratégicas, operacionais e também os fornecedores do Judiciário para que possam garantir integridade nas entregas. “É uma temática transversal na sua essência”, destacou.

Inventários e projetos

Adriana lembrou que foi solicitado, por meio de resoluções do CNJ aos tribunais, a produção de inventários sobre as emissões de gases de efeito estufa por cada um deles, a elaboração de planos de descarbonização e a adoção de iniciativas que compensem as emissões.

No entanto, ela apresentou uma pesquisa na qual apenas 27% das empresas globais afirmam ter processos sólidos para monitorar essas ações, ou seja: para a execução dessas práticas internamente. E isso também se reflete nos órgãos do Judiciário.

“O Pacto Nacional pela Sustentabilidade no Judiciário foi assinado pelos presidentes dos três Poderes do Brasil. O tema precisa estar no cerne da estratégia de todos os órgãos”, afirmou.

Segundo a especialista, também é preciso aperfeiçoar a modelagem de coletas de dados quanto aos indicadores de energia das comarcas dos tribunais.

Redução das emissões

“O grande objetivo dos planos de mitigação é a redução das emissões de carbono. A questão não é mais reduzir copos de plástico e nem gastos de papel nos tribunais, e sim avaliar a real necessidade de consumo e de gastos desses tribunais”, explicou.

A seu ver, junto com esse inventário, é preciso avaliar as receitas e contas “para se chegar a um bom índice de sustentabilidade”.

Para Adriana Tostes, planos de contratação, planos de descarbonização e planos de logística sustentável são projetos que precisam atuar de forma integrada em todos os órgãos, não apenas no Judiciário.

Autor

Leia mais

Barroso vota para permitir aborto quando realizado até a 12ª semana de gestação

Há 2 dias
O ministro Edson Fachin, presidente do STF, convocou sessão extraordinária para julgar descriminalização do aborto.

Fachin atende pedido de Barroso e convoca sessão virtual para julgar descriminalização do aborto

Há 2 dias

STF limita responsabilização solidária de empresas de grupo econômico por dívidas trabalhistas

Há 2 dias
O ex-presidente Fernando Collor de Mello em sessão no Congresso Nacional.

Descumprimento de medidas cautelares podem levar Collor de volta à prisão

Há 2 dias

O BBB invadiu a novela das 9. Ou como um clássico da TV virou um vale tudo, escreve Jeffis Carvalho

Há 2 dias

Barroso pede sessão virtual para julgar descriminalização do aborto às vésperas de aposentadoria

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB