Gestão sustentável no judiciário exige engajamento estratégico e operacional

Há 5 meses
Atualizado segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

A especialista em Gestão Sustentável Adriana Tostes pediu, nesta quinta-feira (26/06), maior engajamento por parte das lideranças e de todos os níveis hierárquicos de órgãos do Judiciário brasileiro no sentido de ampliar as ações de sustentabilidade e ajudar a combater a crise climática.

A especialista foi uma das palestrantes do seminário sobre o tema, realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em sua opinião, o engajamento em torno da questão precisa englobar as cadeias estratégicas, operacionais e também os fornecedores do Judiciário para que possam garantir integridade nas entregas. “É uma temática transversal na sua essência”, destacou.

Inventários e projetos

Adriana lembrou que foi solicitado, por meio de resoluções do CNJ aos tribunais, a produção de inventários sobre as emissões de gases de efeito estufa por cada um deles, a elaboração de planos de descarbonização e a adoção de iniciativas que compensem as emissões.

No entanto, ela apresentou uma pesquisa na qual apenas 27% das empresas globais afirmam ter processos sólidos para monitorar essas ações, ou seja: para a execução dessas práticas internamente. E isso também se reflete nos órgãos do Judiciário.

“O Pacto Nacional pela Sustentabilidade no Judiciário foi assinado pelos presidentes dos três Poderes do Brasil. O tema precisa estar no cerne da estratégia de todos os órgãos”, afirmou.

Segundo a especialista, também é preciso aperfeiçoar a modelagem de coletas de dados quanto aos indicadores de energia das comarcas dos tribunais.

Redução das emissões

“O grande objetivo dos planos de mitigação é a redução das emissões de carbono. A questão não é mais reduzir copos de plástico e nem gastos de papel nos tribunais, e sim avaliar a real necessidade de consumo e de gastos desses tribunais”, explicou.

A seu ver, junto com esse inventário, é preciso avaliar as receitas e contas “para se chegar a um bom índice de sustentabilidade”.

Para Adriana Tostes, planos de contratação, planos de descarbonização e planos de logística sustentável são projetos que precisam atuar de forma integrada em todos os órgãos, não apenas no Judiciário.

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 2 dias
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 2 dias

Vai voadeira, segue viagem

Há 2 dias
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 2 dias

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB