Gilmar Mendes suspende inquérito que investiga Marconi Perillo

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por meio de liminar, o ministro Gilmar Mendes , do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão do inquérito que investiga o ex-governador de Goiás Marconi Perillo. Conforme justificou o magistrado, a decisão foi proferida para “garantir o devido andamento da apuração”, uma vez que o STF formou maioria para um novo entendimento sobre o alcance do foro por prerrogativa de função.

A nova posição da Corte, em julgamento que ainda será concluído, é no sentido de que a prerrogativa deve ser mantida, mesmo após o fim do mandato do gestor público.

O inquérito relacionado ao ex-governador tramita atualmente na 11ª Vara Criminal Federal de Goiás, pelo fato dele não ocupar mais o cargo. Marcone Perillo é investigado por supostas irregularidades cometidas em contratos da área da saúde durante o período em que governou o estado.

Na sua decisão, o ministro Gilmar Mendes destacou que, no caso do ex-governador, a suspensão é “medida eficaz para evitar constrangimento ilegal para a defesa e a apresentação de denúncia perante juízo incompetente”.

A suspensão de Mendes valerá até o julgamento de mérito da Reclamação ou até decisão em sentido contrário por parte do STF. Será levada a referendo no Plenário Virtual da 2ª Turma do STF, em sessão agendada entre os dias 21 e 28 de fevereiro.

Autor

Leia mais

O advogado Henrique Neves, ex-ministro do TSE

A Democracia Reativa: Uma entrevista com Henrique Neves

Há 6 horas
Logo do CNJ na fachada da sede do conselho

CNJ determina a tribunais regulamentação de oficiais de justiça como incentivadores da conciliação

Há 8 horas
foto dos seus acusados na AP 2693 considerado o nucleo 2 da tentativa de golpe de Estado

Em 2025, o STF condenou cinco réus do Núcleo 2 acusados de elaborar a minuta do golpe e planejar a operação Punhal Verde Amarelo.

Há 8 horas

Supremo decreta prisão de Silvinei Vasques após fuga durante o Natal

Há 9 horas
Deputada Carla Zambelli

Carla Zambelli: condenada, foragida, sem mandato palamentar e presa na Itália, aguarda extradição

Há 10 horas

Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai ao tentar fugir

Há 10 horas
Maximum file size: 500 MB