Gilmar Mendes suspende inquérito que investiga Marconi Perillo

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por meio de liminar, o ministro Gilmar Mendes , do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão do inquérito que investiga o ex-governador de Goiás Marconi Perillo. Conforme justificou o magistrado, a decisão foi proferida para “garantir o devido andamento da apuração”, uma vez que o STF formou maioria para um novo entendimento sobre o alcance do foro por prerrogativa de função.

A nova posição da Corte, em julgamento que ainda será concluído, é no sentido de que a prerrogativa deve ser mantida, mesmo após o fim do mandato do gestor público.

O inquérito relacionado ao ex-governador tramita atualmente na 11ª Vara Criminal Federal de Goiás, pelo fato dele não ocupar mais o cargo. Marcone Perillo é investigado por supostas irregularidades cometidas em contratos da área da saúde durante o período em que governou o estado.

Na sua decisão, o ministro Gilmar Mendes destacou que, no caso do ex-governador, a suspensão é “medida eficaz para evitar constrangimento ilegal para a defesa e a apresentação de denúncia perante juízo incompetente”.

A suspensão de Mendes valerá até o julgamento de mérito da Reclamação ou até decisão em sentido contrário por parte do STF. Será levada a referendo no Plenário Virtual da 2ª Turma do STF, em sessão agendada entre os dias 21 e 28 de fevereiro.

Autor

Leia mais

Norma coletiva pode excluir cafezinho da jornada, mas não troca de uniforme

Há 2 minutos
Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 3 horas

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 3 horas

STF julga se teto de R$ 500 para anuidade se aplica à OAB

Há 3 horas

Contra Trump e em defesa da dignidade dos povos latinos – por Celso de Mello

Há 3 horas

STJ proíbe dupla condenação em honorários de quem desistir de embargos para aderir ao Refis

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB