Governo Lula é condenado a indenizar Bolsonaro e Michelle no caso dos móveis do Alvorada

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A 17ª Vara Federal no Distrito Federal condenou o governo Lula a pagar R$ 15 mil em indenização por danos morais ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no caso envolvendo o suposto sumiço de móveis do Palácio da Alvorada. Os itens estavam guardados e foram encontrados meses depois na própria residência oficial da Presidência da República.

Na decisão, o juiz Diego Câmara aponta que, diante da “comprovação de que os itens em referência sempre estiveram sob guarda da União durante todo o período indicado”, houve “dano à honra objetiva e subjetiva” de Jair e Michelle Bolsonaro. A Advocacia – Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão.

Entenda o caso

Em janeiro do ano passado, Lula afirmou a jornalistas que os ex-ocupantes do Alvorada haviam “levado tudo”. Segundo o presidente, móveis que ele conhecia de seus mandatos anteriores não estavam mais no palácio.

Bolsonaro e Michelle rebateram as acusações e afirmaram que os itens estavam devidamente armazenados e que o casal utilizou sua própria mobília durante o mandato presidencial.

 Móveis encontrados

Os objetos foram localizados pela Presidência da República em setembro de 2023, seis meses após Lula ter dito que os móveis tinham sumido.  Na ocasião, a Secretaria de Comunicação da Presidência afirmou que a comissão de inventário, que faz o levantamento dos bens, localizou os 261 itens não encontrados anteriormente.  Parte deles estava armazenada em depósitos. 

Devido ao suposto desaparecimento, o governo afirmou, no ano passado, que precisaria comprar novos móveis para “recompor o ambiente do Palácio da Alvorada”.  A aquisição de seis peças custou R$ 196.770. 

 

 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 21 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB