Cidadãos sendo atendidos em cartório

CNJ anuncia abertura de inscrições para 3º exame nacional de cartórios no país. Edital está publicado

Há 1 hora
Atualizado quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Da Redação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou que o edital de inscrições para o 3º Exame Nacional dos Cartórios (Enac) foi publicado segunda-feira (09/02), no portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV) — instituição responsável pela banca examinadora do certame. Os interessados, porém, precisam ficar atentos ao período de inscrições que tem início às 16h do dia 19 de fevereiro e vai até as 16h do dia 23 de março. A taxa é R$ 150,00.

Coordenado pelo CNJ, o 3° Enac será aplicado em 14 de junho em todas as capitais do país. Conforme explicou o corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell Marques, “mais do que a aplicação de uma prova de conhecimentos, o exame é a demonstração efetiva de que o Judiciário está atento às atividades sob sua guarda, buscando a constante melhoria dos serviços, além de evitar e, quando necessário, reprimir eventuais desvios nessas atividades”.

Pré-requisito

Segundo informações do Conselho, o Enac é pré-requisito para inscrição nos concursos públicos de provimento e remoção de titularidade de cartórios de serviços notariais e de registro que estão vagos. Os concursos são realizados pelos Tribunais de Justiça dos estados.

Podem participar do Enac bacharéis em Direito ou pessoas que tenham exercido, por no mínimo 10 anos, a função em serviços notariais e de registro. O exame não tem caráter classificatório nem serve para definição de concorrência; é apenas eliminatório.

100 questões divididas

A exemplo das duas primeiras edições, a prova será objetiva e em etapa única, com 100 questões divididas em conhecimentos sobre Direito Notarial e Registral, Constitucional, Administrativo, Tributário, Processual Civil, Civil, Empresarial, Penal, Processual Penal, além de Conhecimentos Gerais.

Será considerada habilitada no Enac a pessoa que obtiver resultado igual ou superior a 60% de acertos na prova ou, no caso de inscritos como pessoa autodeclarada negra, indígena, quilombola ou com deficiência, o resultado igual ou superior a 50% de acertos. 

Acesso e heteroidentificação

Cada tribunal constituirá Comissão de Heteroidentificação própria para receber as comprovações dos inscritos como pessoa negra e quilombola em sua unidade da Federação.

Todas as informações sobre o 3° Exame Nacional dos Cartórios estão disponíveis na página do Enac, na área da Corregedoria, no portal do CNJ. No site, também pode ser acessado o Painel dos Concursos com as informações sobre os certames de provas e títulos para o ingresso na atividade notarial e de registro realizados pelos tribunais de justiça em todo o país.

— Com Agência CNJ de Notícias

Autor

Leia mais

Moraes revoga prisão domiciliar de mãe acusada de tráfico

Há 56 minutos
Tela de computador mostrando o sistema Prevjud, do CNJ

Novo sistema do CNJ permite envio automático de determinações judiciais sobre benefícios pagos pelo INSS

Há 1 hora

Justiça mantém multa de R$ 95,8 milhões à Enel SP por falhas no fornecimento de energia

Há 1 hora

O Caso Epstein é o Halloween de Carpenter como princípio

Há 3 horas
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Defesa de Bolsonaro pede nova prisão domiciliar por deterioração do estado de saúde

Há 3 horas
Fachada da sede do TJSP

TJSP apresenta recurso ao STF contra decisão do ministro Flávio Dino que suspende “penduricalhos”

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB