Justiça de SP autoriza aplicação de medida protetiva contra mulher de um idoso

Em caso raro, Justiça aplica medida protetiva a idoso contra sua mulher, de forma análoga à Lei Maria da Penha

Há 3 horas
Atualizado sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

A Justiça de São Paulo aplicou uma decisão que, apesar de rara mas já observada em alguns julgamentos, continua sendo considerada bastante inusitada no Judiciário brasileiro. Trata-se da concessão de medida protetiva de urgência a um idoso por descaso com sua saúde e fraudes em suas finanças cometidas pela própria esposa e por um dos filhos. Situação essa muito parecida aos casos nos quais são aplicados a Lei Maria da penha aos agressores de mulheres.

A norma não consistiu na aplicação direta da Lei Maria da Penha, que é voltada para a violência doméstica e familiar contra as mulheres, mas sim uma aplicação analógica das medidas protetivas de urgência previstas nessa legislação, diante do caso apresentado. Essa analogia foi feita a partir de entendimento da juíza Ana Paula Mezher Mattar, da 2ª Vara Criminal de Osasco (SP), considerado bastante peculiar.

Ficou sem alimentação

No processo em questão o idoso, com saúde muito frágil, ficou sem receber alimentação adequada por parte da esposa e um dos filhos, que com ele residiam. O senhor, então, ligou para outro filho e pediu socorro. Esse filho o levou a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, em seguida, após exames, ficou comprovado que estava com problemas de saúde que exigiam sua internação em um hospital — em função da falta de cuidados básicos.

No retorno para casa, a família percebeu que além da situação de abandono, foram realizadas várias transferências bancárias não autorizadas da conta dele para as do filho com quem morava e da esposa. Foi quando o idoso e o filho que o socorreu resolveram prestar queixa na polícia. 

Estatuto do Idoso

Na representação ajuizada consta que a mulher cometeu os crimes previstos no artigo 99 e 102 do Estatuto do Idoso, que são, respectivamente, os de submeter idosos a condições degradantes e apropriação indevida de bens. Diante das circunstâncias e da fragilidade do senhor, também foi pedida na Justiça uma medida protetiva de urgência para ele contra a mulher e o outro filho.

Ao conceder a decisão, a juíza ressaltou que o artigo 313 do Código de Processo Penal (CPP) estabelece a possibilidade de prisão preventiva contra o agressor em crimes que envolvam violência doméstica contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência. E que esse ordenamento jurídico também possibilitou a extensão de medidas protetivas aos grupos considerados socialmente vulneráveis.

Distância mínima de 100 metros

A magistrada destacou, ainda, o artigo 43 do Estatuto do Idoso, que determina que as medidas de proteção devem ser aplicadas sempre que os direitos da pessoa idosa são ameaçados ou violados.

Assim, a mulher e seu outro filho (que residiam na mesma casa) foram proibidos de se aproximarem do idoso e de sua residência a uma distância mínima de 100 metros. A sentença também vetou qualquer contato entre eles, incluindo digital. O processo julgado foi o de Nº 1025980-02.2025.8.26.0405. Os documentos não foram divulgados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

— Com  informações do TJSP

Autor

Leia mais

Vinícius Motta

Para Ti, e para nós. O violão de Vinicius Motta

Há 7 minutos

Crime organizado virou questão de Estado e não só das grandes cidades, diz Fachin em lançamento de programa para presos

Há 8 minutos
IML do Rio de Janeiro

Governo do Rio identifica 99 mortos em megaoperação e diz que 42 eram procurados

Há 44 minutos
Mototaxistas circulando em São Paulo

STF analisa suspensão de lei paulista que regulamenta mototáxi por aplicativo

Há 55 minutos
TJPE anula portaria que obrigava clubes de futebol a jogar sem presença dos torcedores

TJPE anula portaria que proibia presnça da torcida do Sport e Santa Cruz por cinco jogos

Há 1 hora

STF lança programa para levar trabalho a 50% da população carcerária do país

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB