Mulher que teve corpo estranho esquecido no abdômen será indenizada

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Uma mulher será indenizada em R$ 35 mil pelo governo do Distrito Federal após ter um corpo estranho deixado em seu abdômen pela equipe médica de um hospital público, durante uma cirurgia cesariana. A decisão é da 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Conforme o processo, a paciente realizou o parto cesariano com laqueadura tubária. Após o procedimento, que deveria ser simples e seguro, foi constatado que havia um corpo estranho, conhecido como “gossipiboma” – material cirúrgico esquecido no interior do organismo. Na Justiça, a mulher pediu para ser indenizada por negligência médica.

Em sua defesa, Distrito Federal alegou ausência de culpa e contestou a relação entre a conduta médica e os danos sofridos. No entanto, as provas técnicas evidenciaram o erro médico e o nexo causal entre o esquecimento do material e os prejuízos à mulher.

O colegiado destacou que a responsabilidade civil do Estado em casos de falha médica em hospital público é objetiva, conforme o artigo 37, § 6º, da Constituição Federal. Basta a comprovação do dano e do nexo de causalidade, sem a necessidade de demonstrar culpa individualizada. 

 “O esquecimento de corpo estranho após procedimento cirúrgico configura erro médico que gera dano moral, independentemente da complexidade do procedimento”, diz trecho da decisão. Assim, a falha anônima do serviço público de saúde foi suficiente para estabelecer o dever de reparação.

O Tribunal ressaltou que o valor de R$ 35 mil considera a gravidade da situação, o impacto emocional e a necessidade de evitar enriquecimento sem causa, mantendo equilíbrio entre a compensação à vítima e a capacidade financeira do ente público.

Autor

Leia mais

ex-deputado Domingos Brazão com roupa de preso

Moraes autoriza visitas a Domingos Brazão em presídio federal

Há 59 minutos
Walter Delgatti Neto em depoimento à CPI das fake news.

Moraes autoriza progressão de regime para hacker Walter Delgatti Neto, condenado por invadir sistemas do CNJ

Há 1 hora
Balança da Justiça, Martelo da Justiça e código

Justiça de SP considera válida cobrança de honorários por advogados retirados do caso depois do êxito da ação

Há 1 hora
Balança e martelo da Justiça sobre códigos

Justiça Militar avança sobre indisciplina e difamação de militares em contexto político

Há 1 hora
desenho em vermelho sangue de uma mão feminina dando basta

Brasil institui Dia Nacional de Luto e de Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio

Há 3 horas
caminhão tombado em pista

TST afasta indenização a ex-esposa de caminhoneiro morto em acidente de trabalho

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB