Moraes manda soltar morador de rua preso por atos do 8/1

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu liberar o morador em situação de rua Jeferson França da Costa Figueiredo, de 31 anos. O homem estava preso por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O mandado de soltura foi publicado na última sexta-feira (03/01).

O morador em situação de rua foi preso a primeira vez em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília na manhã de 9 de janeiro de 2023. Ele estaria no local em razão do abrigo e da comida disponível. Jeferson chegou a ser solto nove dias depois e foi imposto a ele medidas cautelares.

No entanto, foi preso novamente por descumprimento dessas medidas, como recarregar a bateria da tornozeleira. A decisão de soltura está em segredo de Justiça.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes reconhece que não houve comprovação do dolo por parte do réu. Moraes também absolveu Jeferson pelos crimes de associação criminosa e incitação ao crime. Este é o quinto caso de absolvição de réus investigados nos atos antidemocráticos.

Autor

Leia mais

Vazamento de reunião sobre caso Master gera crise de confiança no STF

Há 1 hora

Dino dá prazo final de 30 dias para conclusão de relatório sobre terra indígena em Roraima

Há 2 horas
Edifício-sede do STF com estátua da Justiça na frente

STF não terá expediente em segunda e terça de Carnaval; prazos são prorrogados

Há 2 horas

PF se reúne com Mendonça e apresenta informações sobre inquérito do Banco Master

Há 2 horas
Ministro Villa Boas Cuêva durante a sessão

Infojud pode ser utilizado por juízes para checar renda de jurisdicionado e quem tem direito à Justiça gratuita, diz STJ

Há 2 horas
Sede do TRF 3, onde o colegiado escolheu novo desembargador por antiguidade

Colegiado do TRF 3 escolhe novo desembargador, por critério de antiguidade, e define lista tríplice para outra vaga existente na Corte

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB