MPF pede ao Iphan agilidade no tombamento de prédio do DOI-Codi

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Ministério Público Federal formalizou nesta terça-feira (21/01) uma recomendação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que seja priorizado o tombamento do antigo edifício do DOI-Codi, localizado no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. O prédio ficou conhecido como o palco da repressão e das torturas durante o período da ditadura militar. 

Como a edificação aparece no filme “Ainda Estou Aqui” por ter sido o lugar para onde foi levado o ex-deputado Rubem Paiva antes de morrer, a questão do seu tombamento – tema que consiste num debate antigo no país  – voltou à tona.

No documento, o MPF destacou que o processo de tombamento do local tramita no Iphan desde 2013, mas ainda não foi concluído. Os procuradores solicitaram ao instituto que finalize a fase de coleta de provas para o tombamento ainda este ano e que avalie a possibilidade de fazer um tombamento provisório, além de repassar informações atualizadas sobre o procedimento referente a toda a avaliação.

O  MPF também ressaltou “a necessidade de garantir a preservação de um capítulo fundamental da história brasileira, impedindo que os horrores da ditadura sejam esquecidos”. 

“O objetivo é acelerar a criação de um espaço de memória no prédio, respeitando as demandas de familiares e organizações que buscam justiça e reparação histórica”, enfatizou o pedido do MPF.

O DOI-Codi foi um dos principais órgãos de repressão durante o regime militar e registros históricos confirmaram que centenas de pessoas foram torturadas e mortas nas suas instalações, incluindo Rubens Paiva. O edifício, porém, ainda abriga alguns setores administrativos do Exército. 

Autor

Leia mais

Davi Alcolumbre, presidente do Senado

Alcolumbre critica decisão de Gilmar Mendes que suspendeu trechos da Lei de Impeachment de ministros do STF

Há 1 hora
Sérgio Moro, a Polícia Federal e o prédio da décima terceira Vara Federal de Curitiba

PF cumpre mandado de busca na 13ª Vara de Curitiba por ordem do STF

Há 1 hora

STF tem 5 votos a 4 para invalidar norma que reduz aposentadoria integral para pessoas com doenças Graves

Há 2 horas

STF anuncia 42 vagas para pessoas com deficiência em programa inédito de inclusão

Há 2 horas
Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, preso pela PF

Presidente da Alerj é preso por vazar informações de operação contra deputado ligado ao Comando Vermelho

Há 3 horas

STF julga três ações sobre regras de aposentadoria especial alteradas pela Reforma da Previdência

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB