MPF pede ao Iphan agilidade no tombamento de prédio do DOI-Codi

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Ministério Público Federal formalizou nesta terça-feira (21/01) uma recomendação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que seja priorizado o tombamento do antigo edifício do DOI-Codi, localizado no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. O prédio ficou conhecido como o palco da repressão e das torturas durante o período da ditadura militar. 

Como a edificação aparece no filme “Ainda Estou Aqui” por ter sido o lugar para onde foi levado o ex-deputado Rubem Paiva antes de morrer, a questão do seu tombamento – tema que consiste num debate antigo no país  – voltou à tona.

No documento, o MPF destacou que o processo de tombamento do local tramita no Iphan desde 2013, mas ainda não foi concluído. Os procuradores solicitaram ao instituto que finalize a fase de coleta de provas para o tombamento ainda este ano e que avalie a possibilidade de fazer um tombamento provisório, além de repassar informações atualizadas sobre o procedimento referente a toda a avaliação.

O  MPF também ressaltou “a necessidade de garantir a preservação de um capítulo fundamental da história brasileira, impedindo que os horrores da ditadura sejam esquecidos”. 

“O objetivo é acelerar a criação de um espaço de memória no prédio, respeitando as demandas de familiares e organizações que buscam justiça e reparação histórica”, enfatizou o pedido do MPF.

O DOI-Codi foi um dos principais órgãos de repressão durante o regime militar e registros históricos confirmaram que centenas de pessoas foram torturadas e mortas nas suas instalações, incluindo Rubens Paiva. O edifício, porém, ainda abriga alguns setores administrativos do Exército. 

Autor

Leia mais

O presidente cubano, Miguel Diáz-Canel Bermúdez Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/mundo/noticia/2026/01/11/presidente-de-cuba-reage-a-trump-e-diz-que-ilha-esta-pronta-para-defender-a-patria-ate-a-ultima-gota-de-sangue.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.

Presidente de Cuba reage a Trump e afirma que país está pronto para defender a pátria “até a última gota de sangue”

Há 8 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

O Agente Secreto conquista dupla vitória no Globo de Ouro 2026

Há 8 horas
Bandeiras do Mercosul e da União Europeia

Acordo entre UE e Mercosul cria megazona de livre comércio com 700 milhões de pessoas

Há 3 dias

O Agente Secreto chega com chances ao Globo de Ouro

Há 3 dias
Edifício sede do STJ, em Brasília

Golpe: STJ alerta que não envia mensagens cobrando taxa para liberação de dinheiro referente a processos

Há 3 dias
STJ programa posse dos novos ministros Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão

Negada liberdade para investigado por fraude de R$ 813 milhões via Pix

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB