MPF pede ao Iphan agilidade no tombamento de prédio do DOI-Codi

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Ministério Público Federal formalizou nesta terça-feira (21/01) uma recomendação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que seja priorizado o tombamento do antigo edifício do DOI-Codi, localizado no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. O prédio ficou conhecido como o palco da repressão e das torturas durante o período da ditadura militar. 

Como a edificação aparece no filme “Ainda Estou Aqui” por ter sido o lugar para onde foi levado o ex-deputado Rubem Paiva antes de morrer, a questão do seu tombamento – tema que consiste num debate antigo no país  – voltou à tona.

No documento, o MPF destacou que o processo de tombamento do local tramita no Iphan desde 2013, mas ainda não foi concluído. Os procuradores solicitaram ao instituto que finalize a fase de coleta de provas para o tombamento ainda este ano e que avalie a possibilidade de fazer um tombamento provisório, além de repassar informações atualizadas sobre o procedimento referente a toda a avaliação.

O  MPF também ressaltou “a necessidade de garantir a preservação de um capítulo fundamental da história brasileira, impedindo que os horrores da ditadura sejam esquecidos”. 

“O objetivo é acelerar a criação de um espaço de memória no prédio, respeitando as demandas de familiares e organizações que buscam justiça e reparação histórica”, enfatizou o pedido do MPF.

O DOI-Codi foi um dos principais órgãos de repressão durante o regime militar e registros históricos confirmaram que centenas de pessoas foram torturadas e mortas nas suas instalações, incluindo Rubens Paiva. O edifício, porém, ainda abriga alguns setores administrativos do Exército. 

Autor

Leia mais

20 mil funcionários do BB tiveram reconhecida na Justiça duplicidade em valores cobrados no IR

Saiba como funcionam os fundos de investimento usados pela Reag e por que eles estão sob investigação

Há 2 horas
mensagem na rede Truthsocial de Donald Trump ameaçando intervir com militares em Minnesota

Trump ameaça Minnesota com intervenção militar para conter protestos contra ações da imigração

Há 2 horas
Fachada da empresa Reag Trust, liquidada pelo BC

Banco Central anuncia liquidação extrajudicial da Reag Trust, antiga CBSF Distribuidora de Títulos, envolvida no caso Master

Há 3 horas
reconstituição de crime em rua de Santos

Júri popular condena homem que matou idoso com “voadora” em Santos 

Há 4 horas
mão de mulher nas grades de uma prisão

Justiça nega prisão domiciliar para mãe acusada em operação contra o tráfico no RS

Há 4 horas
mãos de mulher segurando dinheiro

Bens situados no exterior são mantidos fora de divisão de herança no Brasil

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB