Mulher tem condenação mantida por posts contra Nordeste

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Uma mulher que fez posts xenofóbicos nas redes sociais teve a condenação de dois anos de reclusão e 10 dias, além de multa, mantida pela 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Ela foi condenada por crime de induzir ou incitar discriminação contra a região Nordeste. A decisão do colegiado foi unanime.

A apelante alegou que “não tinha a intenção de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou o preconceito contra os nordestinos”, visto que em nenhum momento ela mencionou a palavra “nordestino” e argumentou que apenas expôs sua opinião a respeito das eleições presidenciais. Além disso, sustentou que a Constituição Federal assegura a manifestação de pensamento e que a liberdade de expressão deveria prevalecer.

Ao analisar os autos, a relatora, a então juíza federal convocada Rosimayre Gonçalves, entendeu que a mensagem foi considerada discriminatória, com expressões ofensivas e incitação ao preconceito, violando os princípios constitucionais de igualdade e dignidade humana.

A ré alegou tratar-se de descontentamento político, mas o teor das palavras revelou intenção discriminatória, entendeu a juíza.

“Manifestações desse jaez potencializam discursos de ódio nas redes sociais e acirram comportamentos discriminatórios e preconceituosos contra segmentos da sociedade que precisam ser coibidos, porque extrapolam limites da liberdade de expressão”, concluiu a magistrada.

 

Autor

Leia mais

Hospital DF Star, onde Bolsonaro se internou

No hospital, Bolsonaro passa a noite sob escolta e sem celular

Tela de um telefone celular com dedo clicando aplicativo

Governo recua de regulação ampla e enviará projeto sobre concorrência das big techs

Plenário da Câmara Federal

Câmara aprova PEC que amplia foro e proteção a parlamentares e presidentes de partidos

Bolsonaro é levado às pressas para hospital após passar mal em Brasília

STM reduz pena de suboficial da Marinha condenado por importunação sexual no RJ

Dúvida sobre tempo de serviço de aluno-aprendiz ser ou não contado

Dúvida sobre contagem do tempo de serviço de aluno-aprendiz para fins de aposentadoria continua levando ações à JF

Maximum file size: 500 MB