Mulher tem condenação mantida por posts contra Nordeste

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Uma mulher que fez posts xenofóbicos nas redes sociais teve a condenação de dois anos de reclusão e 10 dias, além de multa, mantida pela 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Ela foi condenada por crime de induzir ou incitar discriminação contra a região Nordeste. A decisão do colegiado foi unanime.

A apelante alegou que “não tinha a intenção de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou o preconceito contra os nordestinos”, visto que em nenhum momento ela mencionou a palavra “nordestino” e argumentou que apenas expôs sua opinião a respeito das eleições presidenciais. Além disso, sustentou que a Constituição Federal assegura a manifestação de pensamento e que a liberdade de expressão deveria prevalecer.

Ao analisar os autos, a relatora, a então juíza federal convocada Rosimayre Gonçalves, entendeu que a mensagem foi considerada discriminatória, com expressões ofensivas e incitação ao preconceito, violando os princípios constitucionais de igualdade e dignidade humana.

A ré alegou tratar-se de descontentamento político, mas o teor das palavras revelou intenção discriminatória, entendeu a juíza.

“Manifestações desse jaez potencializam discursos de ódio nas redes sociais e acirram comportamentos discriminatórios e preconceituosos contra segmentos da sociedade que precisam ser coibidos, porque extrapolam limites da liberdade de expressão”, concluiu a magistrada.

 

Autor

Leia mais

Presidente do STJ critica mudanças constantes de assessores nos gabinetes da Corte

“Nomadismo de assessores pode estar associado ao crime organizado”, dispara Presidente do STJ

Há 25 minutos

STJ determina cancelamento de registro de indiciamento quando provas são anuladas

Há 43 minutos

Pesquisa com 71 mil advogados jovens revela principais desafios no início da carreira

Há 54 minutos

MPF e instituto científico se unem para calcular impacto do desmatamento no clima

Há 1 hora

CNJ apresenta ações contra violência policial a comissão internacional de direitos humanos

Há 1 hora
Alexandre de Moraes, Ministro do STF

Moraes rejeita pedido de Filipe Martins para incluir Fux em julgamento do golpe

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB