Por Jeffis Carvalho
No próximo domingo, 11, o Globo de Ouro premia os melhores do cinema e da TV em 2025 e o brasileiro chega com chances de levar estatuetas na festa. O filme, de Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, tem três indicações: Melhor Filme de Drama (indicação inédita para o nosso cinema); Melhor Ator para o seu astro; e Melhor Filme em Língua não Inglesa, categoria em que tem mais chances de ganhar.
Até agora, a trajetória do filme brasileiro nas premiações de cinema pelo mundo tem sido simplesmente superlativa, desde a sua consagração em maio, no Festival de Cannes 2025. O filme estreou mundialmente em 18 de maio, competido pela cobiçada e prestigiada Palma de Ouro do principal festival de cinema do mundo. O Agente Secreto não levou a prêmio máximo – que foi entregue a Foi Apenas um Acidente, do iraniano Jafar Panahi. Mas ganhou dois dos principais prêmios do festival.
Wagner Moura foi premiado como Melhor Ator – feito inédito, tornando-se o primeiro ator brasileiro homem a vencer em Cannes – e o cineasta Kleber Mendonça Filho ganhou como Melhor Diretor. O filme ainda ganhou dois prêmios paralelos em Cannes: Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e o Prix des Cinémas d’Art et Essai (pela Associação Francesa de Cinemas de Arte).
Na sua estreia, o filme recebeu mais de 10 minutos de aplausos após sua exibição, gerando forte repercussão internacional e consolidando Kleber Mendonça Filho como um dos diretores mais respeitados de sua geração.
Circuito de Festivais Internacionais
Após Cannes, o filme circulou por diversos festivais importantes. Veja o seu desempenho em algumas das principais mostras internacionais de cinema:
- Festival de Cinema de Jerusalém: Melhor Filme Internacional
- Festival de Zurich: Golden Eye Award
- Festival de Cinema de Lima: Prêmio do Júri de Melhor Filme, prêmio da crítica internacional e Melhor Filme na Competição Latino-Americana
- Festival de Havana: Reconhecimentos para roteiro, montagem e trilha sonora
Nos Estados Unidos, o Critics Choice Awards e o Trifecta Histórico
No último domingo, 4, O Agente Secreto ganhou o Critics Choice Awards 2026 de Melhor Filme Estrangeiro. Entregue ainda no tapete vermelho, antes da cerimônia oficial, o fato gerou críticas sobre desprestígio às produções internacionais por parte dos organizadores da premiação dos críticos.
Também no principal mercado do mundo, O Agente Secreto alcançou um feito inédito para o cinema brasileiro ao conquistar o chamado “Trifecta” – as três associações de críticos mais influentes dos Estados Unidos:
- New York Film Critics Circle (NYFCC)
- Melhor Filme Internacional;
- Melhor Ator para Wagner Moura (com entrega do prêmio por Lupita Nyong’o, que elogiou efusivamente a atuação)
- Los Angeles Film Critics Association (LAFCA)
- Melhor Filme Internacional
- National Society of Film Critics (NSFC)
- Melhor Filme em Língua Não Inglesa
O Trifecta é particularmente significativo, pois essas três entidades são consideradas as mais prestigiadas entre as associações de críticos norte-americanas e, como formadores de opinião respeitados pelo mundo do cinema, historicamente influenciam as indicações ao Oscar.
Outras premiações nos Estados Unidos
- Austin Film Critics Association: Melhor Filme Internacional
- Newport Beach Film Festival: Prêmio para Wagner Moura
- Festival Internacional de Cinema de Chicago: Prêmio para Wagner Moura
- Associação de Críticos de Cinema Online de Boston: Prêmio para Wagner Moura
- National Board of Review: Top 5 melhores filmes internacionais
- Atlanta Film Critics Circle: Top 10 melhores filmes do ano
Reconhecimento da Mídia
Publicações importantes classificaram o filme entre os melhores de 2025:
- The Hollywood Reporter: 1º lugar (melhor filme de 2025)
- Cahiers du Cinéma: 4º lugar
- BBC: 6º lugar
- The New York Times: 8º lugar
- The Economist: Lista de melhores filmes
- Barack Obama: Incluiu o filme em sua lista pessoal de favoritos de 2025
Indicações em Aberto (até janeiro de 2026)
- Globo de Ouro 2026 (cerimônia em 11/01/2026):
- Melhor Filme de Drama (inédito para o Brasil)
- Melhor Filme em Língua Não Inglesa
- Melhor Ator em Drama para Wagner Moura (também inédito)
- Oscar 2026 (cerimônia em 15/03/2026):
- Pré-selecionado em: Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco
- Possibilidades reais de indicação em categorias principais como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator
Um sucesso!
Com mais de 50 vitórias no total (incluindo menções honrosas e seleções), “O Agente Secreto” consolidou-se como uma das produções brasileiras de maior impacto internacional. O filme alcançou 1 milhão de espectadores nos cinemas brasileiros em dezembro de 2025, tornando-se o primeiro filme brasileiro produzido fora do eixo Sul-Sudeste a atingir essa marca.
A trajetória do filme representa um segundo ano consecutivo de destaque para o cinema brasileiro nas premiações internacionais, após o histórico Oscar de “Ainda Estou Aqui” em 2025, e a premiação de Fernanda Torres como Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025, consolidando a força do audiovisual nacional no cenário global.


