Por Jeffis Carvalho
O cinema brasileiro volta a brilhar em Hollywood com O Agente Secreto conquistando quatro indicações ao Oscar 2026, incluindo Wagner Moura como Melhor Ator – o primeiro brasileiro a concorrer na categoria. O filme de Kleber Mendonça Filho repete o feito de Ainda Estou Aqui ao disputar simultaneamente as categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
O Brasil continua fazendo história no Oscar. Em anúncio realizado agora pela manhã em Hollywood, O Agente Secreto obteve 4 indicações: Melhor Ator – Wagner Moura, Melhor Filme; Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco. O filme de Kleber Mendonça Filho, que se passa no Recife em 1977, durante a ditadura militar é sucesso de público no Brasil e ganhou a crítica dos Estados Unidos.
Wagner Moura faz história como primeiro ator brasileiro indicado
Wagner Moura, assim com o Fernanda Torres, no ano passado, garantiu a indicação mesmo não concorrendo ao Actors Awards (a nova denominação do antigo SAG Awards); o prêmio do sindicato dos atores é sempre considerado um grande termômetro. Isso significa que Wagner – o primeiro ator brasileiro indicado ao Oscar – chega com muita força à premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Um feito e tanto.
Pela primeira vez a Academia vai premiar o Melhor Elenco e o indicado para o prêmio é produtor de elenco Gabriel Domingues.
Adolpho Veloso é o primeiro brasileiro indicado por fotografia
E também pela primeira vez, um brasileiro concorre por Melhor Direção de Fotografia: Adolpho Veloso foi indicado ao Oscar 2026 por seu trabalho em Sonhos de Trem, produção da Netflix. Aos 37 anos, o cineasta se torna o primeiro profissional nascido no Brasil a disputar oficialmente a estatueta na categoria, marcando um feito histórico para o cinema nacional.
Dupla indicação repete sucesso de Ainda Estou Aqui
E repetindo o feito de Ainda Estou Aqui no ano passado, O Agente Secreto concorre duplamente: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Sem trocadilhos, melhor impossível.
A cerimônia de premiação acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Cruzem os dedos.


