OAB aprova protocolo pioneiro de julgamento ético – disciplinar, com perspectiva de gênero e raça

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A proposta de criação de um protocolo para julgamento de processos ético-disciplinares com perspectiva de gênero e raça no Sistema OAB foi aprovada nesta segunda-feira (19), durante sessão ordinária do Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB. 

O pedido de alteração no Código de Ética e Disciplina da OAB e  a criação de Comitê e de Provimento, foram  solicitados pela secretária-geral adjunta do CFOAB, Milena Gama, e pelas conselheiras federais Helcinkia Albuquerque (AC), Cláudia Lopes Medeiros (AL), Sinya Simone Gurgel Juarez (AP), Adriana Caribé (PE) e Renata Berenguer (PE), além das advogadas Natasha Vasconcelos e Nildete Santana de Oliveira.

O grupo de trabalho atuou em resposta à inserção, pela lei 14.612/23, do dispositivo que considera infração disciplinar a prática de assédio moral, assédio sexual ou discriminação (art. 34, XXX).

Em seu voto, a relatora da matéria, conselheira federal Daniela Libório (SP), afirmou que as proponentes trouxeram ao debate a necessidade, pertinente, de que sejam feitos os ajustes sistêmicos necessários para que a norma pudesse produzir seus efeitos. 

Outras conselheiras federais também se pronunciaram e foram unânimes sobre a importância da De forma unânime, a votação foi considerada por outras conselheiras  como um “momento histórico” e “política reparativa efetiva”.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou que a luta contra o machismo é de todo o Conselho Federal e que a atual gestão tem demonstrado isso. “Eu já estou convencido, porque sou comprometido com a pauta”, afirmou.

Provimento

Foi acatada a inserção de três artigos no Código de Ética e Disciplina da OAB – que consideram a atuação com perspectiva interseccional de gênero e raça em todas as etapas do procedimento judicial, administrativo e disciplinar; a organização, promoção e desenvolvimento de cursos, palestras, seminários e discussões a respeito de julgamento com perspectiva de gênero e raça; e a tramitação e o julgamento dos procedimentos da OAB observarão a perspectiva de gênero e raça. As mudanças serão regulamentadas por meio de um provimento. O texto, apresentado pelo grupo de trabalho, inclui a criação de um comitê consultivo responsável por acompanhar e fiscalizar a aplicação das novas normativas.

Informações: OAB Nacional

Autor

Leia mais

Trabalhadores dos Correios fazem entregas em carro da estatal

TST considera greve dos Correios não abusiva, mas determina desconto de dias parados

Há 16 horas

Moraes nega pedido de visita de sogro de Bolsonaro

Há 17 horas
Ministro do STF Dias Tóffoli

Divergências em depoimentos levam PF a promover acareação entre ex-banqueiro e ex-presidente do BRB

Há 20 horas

A troca de perfis no STF com a ascensão de Edson Fachin à Presidência

Há 1 dia
Imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil, em Roraima

ESPECIAL – Juristas e pesquisadores aguardam conclusão de nova política pública brasileira sobre migrações internacionais

Há 1 dia
O advogado constitucionalista Pedro Serrano

A Força da Institucionalidade: Uma entrevista com Pedro Serrano

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB