OAB-SP lamenta morte de advogado fundador do grupo Prerrogativas Luiz Fernando Pacheco

OAB-SP lamenta morte de advogado fundador do grupo Prerrogativas Luiz Fernando Pacheco

Há 2 meses
Atualizado quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Da Redação

A seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) divulgou nota lamentando a morte do advogado criminalista Luiz Fernando Pacheco. Ele foi encontrado desmaiado na madrugada desta quarta-feira (1º) em uma rua no bairro de Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, e encaminhado a uma unidade de saúde, onde faleceu pouco tempo depois.

Pacheco era fundador do grupo Prerrogativas e estava desaparecido desde a noite da terça-feira (30/09). Uma testemunha afirmou que o viu passando mal, convulsionando e com dificuldade para respirar. A causa da morte, a princípio, é mal súbito, mas o caso está sendo investigado.

Comissões e turmas julgadoras

Pacheco começou a atuar nas comissões temáticas da seccional de São Paulo da OAB em 2015. Foi membro efetivo da Comissão de Direito Penal e Econômico até 2018 e em 2019, foi nomeado membro efetivo da primeira turma julgadora do Conselho de Prerrogativas, enquanto também passou a atuar como conselheiro estadual da OAB-SP. 

Em 2022, ele assumiu a presidência da Comissão Direitos e Prerrogativas da OAB-SP. Além de ter atuado em vários processos, o advogado também participou do Conselho Nacional Antidrogas da Presidência da República e era vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

“A OAB-SP transmite aos familiares, amigos e colegas de profissão, as mais sinceras condolências e oferece solidariedade neste momento de tristeza e despedida. É com profundo pesar que a OAB-SP comunica o falecimento e decreta luto oficial, por três dias, em memória ao seu conselheiro estadual”, destacou a nota da entidade.

Guerreiro do bem

O documento também lembrou que, ao longo de mais de 30 anos de carreira, o criminalista se destacou por uma atuação sempre muito firme na defesa de direitos da advocacia e de toda a sociedade, “sem se intimidar com medidas ou decisões monocráticas dos Tribunais Superiores”.

“Perdemos um amigo ímpar e um guerreiro do bem. A Ordem está em luto e o melhor que faremos é seguir honrando a luta pelo direito de defesa e das prerrogativas da advocacia, causas que ele abraçou com paixão e ética”, afirmou, na nota, o presidente da OAB-SP, Leonardo Sica.

— Com informações da OAB-SP e agências

Autor

Leia mais

plenário da câmara federal comemora aprovação do substitutivo de Derrite ao projeto antifacções do governo

Câmara aprova projeto contra facções criminosas

Há 5 horas
O deputado Guilherme Derrite, relator do pacote da segurança pública

Quinta versão do PL Antifacção repete erros anteriores e gera impasse entre governo e relator

Há 16 horas

WePink pagará R$ 5 milhões em indenização por práticas abusivas contra consumidores

Há 16 horas

STF condena nove militares e agente da PF por tentativa de golpe de Estado

Há 17 horas
Justiça Federal bloqueia bens de donos e gestores dos bancos Master e BRB

JF determina bloqueio de bens de donos e gestores dos bancos Master e BRB, alvos de operação da PF

Há 17 horas
GDF promete ajudar nas investigações e diz que BRB mantém capacidade de operação

GDF promete colaborar com investigações da PF no caso da operação Compliance Zero

Há 18 horas
Maximum file size: 500 MB