Emendas: quatro ONGs bloqueadas já tiveram repasses liberados

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Após o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, bloquear o envio de recursos de emendas parlamentares para organizações não governamentais que não cumprem requisitos de transparência, pelo menos quatro ONGs já tiveram os repasses liberados. Elas apresentaram à Controladoria Geral da União (CGU) um conjunto de providências para garantir a rastreabilidade e prestação de contas dos recursos públicos. 

A primeira a sair da lista do bloqueio foi a União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea), ligada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que teve os pagamentos liberados no dia 14 de janeiro. No último sábado (25.1), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a liberação de emendas parlamentares para outras três ONGs. 

A decisão foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 854 e abrange a Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense, o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.

 

Na decisão, o ministro afirmou que, após análise, a Controladoria-Geral da União concluiu que as referidas entidades “disponibilizam página de transparência de fácil acesso e apresentam informações sobre emendas parlamentares a elas destinadas e, portanto, cumprem os requisitos de transparência”.

No entanto, Dino manteve a necessidade de realização de auditoria pela CGU para verificar a aplicação dos recursos de emendas parlamentares pelas 13 entidades que não cumpriam os requisitos de transparência, ainda que passem a cumpri-los.

O objetivo, segundo ele, é reforçar a dimensão preventiva das decisões nos processos estruturais relativos à execução das emendas parlamentares e afastar definitivamente dúvidas remanescentes sobre as entidades.

Autor

Leia mais

Banco Central do Brasil

Sobrou para o contribuinte: BC exige que BRB provisiona R$ 2,6 bi por fraudes do Master

Há 5 horas
O presidente dos EUA, Donald Trump

Trump retira convite ao Canadá para integrar Conselho da Paz após críticas em Davos

Há 5 horas
Dias Toffoli, ministro do STF

Toffoli avalia devolver caso Master à 1ª instância após pressão e críticas

Há 6 horas
Presidente do STF, ministro Edson Fachin

Fachin defende STF de “ameaças” em nota sobre crise no sistema financeiro

Há 14 horas

Decisão da PGR sobre Toffoli reforça blindagem institucional, diz Gilmar Mendes

Há 15 horas

Moraes veda que Mário Fernandes realize atividades militares na prisão

Há 15 horas
Maximum file size: 500 MB