Emendas: quatro ONGs bloqueadas já tiveram repasses liberados

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Após o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, bloquear o envio de recursos de emendas parlamentares para organizações não governamentais que não cumprem requisitos de transparência, pelo menos quatro ONGs já tiveram os repasses liberados. Elas apresentaram à Controladoria Geral da União (CGU) um conjunto de providências para garantir a rastreabilidade e prestação de contas dos recursos públicos. 

A primeira a sair da lista do bloqueio foi a União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea), ligada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que teve os pagamentos liberados no dia 14 de janeiro. No último sábado (25.1), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a liberação de emendas parlamentares para outras três ONGs. 

A decisão foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 854 e abrange a Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense, o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.

 

Na decisão, o ministro afirmou que, após análise, a Controladoria-Geral da União concluiu que as referidas entidades “disponibilizam página de transparência de fácil acesso e apresentam informações sobre emendas parlamentares a elas destinadas e, portanto, cumprem os requisitos de transparência”.

No entanto, Dino manteve a necessidade de realização de auditoria pela CGU para verificar a aplicação dos recursos de emendas parlamentares pelas 13 entidades que não cumpriam os requisitos de transparência, ainda que passem a cumpri-los.

O objetivo, segundo ele, é reforçar a dimensão preventiva das decisões nos processos estruturais relativos à execução das emendas parlamentares e afastar definitivamente dúvidas remanescentes sobre as entidades.

Autor

Leia mais

STF abre o Ano Judiciário 2026 com presença de Lula e líderes do Congresso

Há 2 horas

Acareação expõe contradição entre Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e ex-presidente do BRB; Veja os vídeos

Há 3 dias
Estátua da Justiça, na Praça dos Três Poderes

Tribunais superiores retomam os trabalhos com atos solenes e sessões na próxima segunda-feira (2)

Há 3 dias
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Bolsonaro sob custódia: documento detalha rotina no 19º Batalhão da PM

Há 3 dias

STF retoma julgamentos virtuais nesta sexta (30) com temas sensíveis na pauta

Há 3 dias
Sede do TJAM onde foi julgado, recentemente, pedido do MPMA para decretação de interventor para Turilândia

TJMA determina e Governo do Maranhão indica até segunda-feira (2) interventor para município de Turilândia

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB