Procurador-Geral da República Paulo Gonet

PGR pede ao STF reafirmação da legalidade de troca de informações entre Coaf e MP

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, apresentou reclamação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer valer decisão da Corte que autoriza compartilhamento direto de relatórios de inteligência financeira (RIFs) entre o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Polícia Federal (PF) e Ministério Público, sem prévia autorização judicial.

A questão já foi definida pelo Supremo, com repercussão geral, no Tema 990, mas decisões reiteradas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vêm contrariando o precedente e anulando investigações por considerar o compartilhamento direto irregular.

Caso concreto em Campinas

O caso trata da investigação de esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas por organização criminosa sediada em Campinas (SP). Durante a investigação, a polícia solicitou do Coaf o compartilhamento de RIFs após elementos indicarem a ocorrência dos crimes.

A 3ª Seção do STJ anulou os relatórios compartilhados e todas as provas decorrentes por entender que a polícia não poderia ter solicitado o compartilhamento sem ordem judicial prévia.

Na reclamação, Gonet lembra que o STF estabeleceu que os RIFs não equivalem a quebra de sigilo bancário, sendo o compartilhamento legal desde que contextualizado em investigação instalada e formalmente documentado.

O PGR destaca que os RIFs são fundamentais para combate a crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, fornecendo informações para identificação de fluxos financeiros ilícitos.

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 21 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB