Presidente Lula oficializa nomeação dos dois novos ministros do STM

Presidente Lula oficializa nomeação dos dois novos ministros do STM; posse acontecerá nos próximos dias

Há 48 minutos
Atualizado terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

Os novos ministros indicados pelo presidente Lula e depois sabatinados e eleitos pelo Senado para integrar o colegiado do Superior Tribunal Militar (STM), em novembro passado, agora já podem ser empossados. A Presidência da República publicou, nesta segunda-feira (01/12), no Diário Oficial da União (DOU), a nomeação de ambos e as datas de posse de cada um, a serem realizadas ainda em dezembro. São eles Anisio David de Oliveira Junior e Flavio Marcus Lancia Barbosa. 

O general Anisio David de Oliveira Junior foi nomeado para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria compulsória do ministro Marco Antônio de Farias. Já o general Flavio Marcus Lancia Barbosa assume a vaga deixada pelo ministro Odilson Sampaio Benzi, também transferido para a reserva por atingir a idade limite de 75 anos.

Cerimônias de posse

O general David será empossado na próxima sexta-feira (05/12), às 15h, enquanto o general Lancia tomará posse na próxima terça-feira (09/12), às 16h. Ambas as solenidades ocorrerão no Plenário da Corte, em Brasília.

Participarão das cerimônias ministros do STM, o Procurador-Geral de Justiça Militar, o Defensor Público Federal de Categoria Especial, juízes federais da Justiça Militar da União (JMU) em Brasília, magistrados, auxiliares, além de diretores, secretários, chefes de gabinete, assessores e familiares e convidados dos dois empossados.

Vagas destinadas ao Exército

Os dois ocupam vagas reservadas a representantes do Exército no Tribunal. O general Anísio David de Oliveira Junior nasceu em 1963 e entrou para a carreira militar em 1984. Realizou diversos cursos próprios da carreira militar, dentre eles, bacharelado em ciências militares, mestrado em operações militares e doutorado em ciências militares. 

Ele iniciou a carreira no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Alagoas. Trabalhou em locais como o Estado-Maior do Exército, Comando de Operações Terrestres e Comando Militar do Oeste. Desde 2022, vinha atuando como chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro.

“Sempre busquei exercer a autoridade e a liderança com equilíbrio, serenidade, compromisso, conciliando firmeza com responsabilidade, jamais me omitindo diante de decisões difíceis, sempre em consonância com o preceito constitucional e o marco legal brasileiro”, ressaltou, durante a sabatina no Senado, no último dia 11 de setembro.

3º Grupo de Artilharia

O general Flavio Marcus Lancia Barbosa entrou para a carreira militar em 1984 e também realizou diversos cursos, como bacharelado em ciências militares, mestrado em operações militares e doutorado em ciências militares.

Ele iniciou sua trajetória militar no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, em Santa Maria (RS), trabalhou nas cidades do Rio de Janeiro, Campinas e Curitiba, e chegou a Brasília, onde atuou no Gabinete do Comandante do Exército, no Estado-Maior do Exército e no Ministério da Defesa. Desde 2023, é comandante logístico.

“Reafirmo o meu compromisso de continuar servindo ao Brasil com lealdade, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as leis do nosso país, com dedicação e justiça, honrando a confiança do Senado Federal e da sociedade brasileira”, enfatizou Flavio Lancia Barbosa, ao ser sabatinado pelos senadores.

Colegiado do STM

O Superior Tribunal Militar é a última instância da Justiça Militar da União (JMU), que tem por responsabilidade processar e julgar os crimes militares previstos no Código Penal Militar brasileiro (CPM).

O Tribunal é composto por 15 ministros vitalícios, nomeados pelo presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo Senado Federal. Ao todo, são três oficiais-generais provenientes da Marinha, quatro oficiais-generais do Exército e três oficiais-generais da Aeronáutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira. Completam o quadro cinco magistrados dentre brasileiros civis maiores de 35 anos.

— Com informações do STM

Autor

Leia mais

Luto no Judiciário em Brasília, com falecimento da ministra aposentada do STJ Assusete Magalhães

Luto no Judiciário em Brasília, com falecimento da ministra aposentada do STJ Assusete Magalhães

Há 59 minutos

Sem legenda, sem voto: Supremo fecha porta para candidaturas independentes no Brasil

Há 4 horas
Douglas Alves da Silva, feminicida que atropelou e arrastou a ex-namorada

Homem que atropelou e arrastou mulher em SP tenta confundir investigações

Há 8 horas
Michelle Bolsonaro

Críticas de Michelle Bolsonaro causam mal-estar e dividem lideranças do PL

Há 9 horas

Moraes determina perícia médica em Augusto Heleno após pedido de prisão domiciliar

Há 22 horas

AGU bloqueia R$ 39,4 milhões de infratores ambientais em apenas quatro dias

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB